02/02/15 | 16:18
Prefeitura realiza jornada pedagógica da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza a partir desta segunda-feira, 2, a jornada pedagógica para professores das escolas nas zonas urbana e ribeirinha. A jornada estabelece metas para a melhoria do processo da aprendizagem em todas as modalidades de ensino e visa alcançar bons resultados na Prova Brasil deste ano.

O encontro vai até esta quinta-feira, 5, e mobiliza todos os educadores da rede de ensino, entre professores, pedagogos, além dos assessores do Instituto Aquila e das setes Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

De acordo com a diretora do departamento de gestão educacional da Semed, Marcionilia Bessa, a reunião é a oportunidade de reunir os educadores para a elaboração do planejamento para novas metas e melhoria no ensino do município.

“Esse é um momento em que os educadores estão preparando o ano letivo. Nesse período da jornada, eles vão realizar planejamento pedagógico anual escolar e as escolas vão desenvolver quais as metas que precisam alcançar. De posse dos resultados do ano passado, as escolas vão elaborar as metas para esse ano. Nós teremos a aplicação da Prova Brasil, provavelmente para novembro, e pretendemos ficar entre as dez escolas do País”, disse.

Com a participação de 66 educadores, a Escola Municipal Ignês de Vasconcelos, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, começou a elaborar seu planejamento. Segundo o diretor, Marcos Braga, o primeiro dia contou com a palestra de uma consultora do Instituto Aquila, que abordou a importância da Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada), mas também foram discutidos outros temas pertinentes à unidade de ensino.

“Esse ano, a Semed fez uma metodologia a nosso ver muito correta, que é a jornada pedagógica. Nós vamos ficar o dia todo falando, explicando e refletindo sobre o contexto educacional e no final do dia, a escola terá um plano de ação. O objetivo desse plano é sanar os problemas, conseguir a melhoria da qualidade de ensino e avanço nos índices do Ideb”, comentou.

A Escola Municipal Rita de Cássia, localizada no Novo Israel, zona Norte, conta com 12 professores até quinta-feira, na jornada pedagógica. Para a professora do 2º e 4º anos, Carla Fonseca, o encontro é uma boa oportunidade para interagir com seus colegas e a direção da escola sobre o trabalho no ano letivo.

“Esse encontro é de suma importância para preparar os alunos melhor para os índices educacionais desse ano. A gente traça os objetivos, e, no decorrer do ano, vai trabalhar para conseguir isso. Ainda teremos a Prova Brasil, onde vamos fazer mais atividades com os alunos, já que agora, terá um professor específico na disciplina de ciências”, informou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188