28/08/13 | 16:07
Prefeitura realiza II Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, na manhã desta quarta-feira, 28, às ações da II Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar que este ano tem como tema: ‘A biblioteca escolar como recursos pedagógicos da escola’. Em evento no auditório da instituição, os bibliotecários da rede municipal de ensino se reuniram para conhecer as novas diretrizes de trabalho das bibliotecas no processo de ensino e aprendizagem das escolas municipais.

A Campanha será desenvolvida durante todo o ano letivo e será coordenada pelo Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar com o apoio das Divisões Distritais, que irá atuar na mobilização atividades para promover a biblioteca no âmbito escolar.

“O objetivo principal da II Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar é chamar a atenção da comunidade escolar sobre a importância da biblioteca no processo de ensino e aprendizagem, já que ela estimula a leitura e a leitura gera conhecimento”, disse a Coordenadora das Bibliotecas Escolares da Semed, Loana Portela.

O Subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Deusamir Pereira, em seu discurso, chamou a atenção sobre a importância da leitura no desenvolvimento intelectual das pessoas para parabenizar as ações da Campanha.

“Não existe cultura sem leitura. Quem não lê não é culto, logo a biblioteca é um diagnostico importante para aferir como anda a qualidade do ensino prestado. Vejo essa Campanha como uma pedra fundamental para a melhoria da educação no município de Manaus”, afirmou.

Durante o encontro, o Professor Mestre da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Raimundo Martins, fez uma palestra em cima do tema da Campanha que é ‘a biblioteca escolar como recurso pedagógico da escola’.

Formações

Atualmente, a Semed dispõe de 217 bibliotecas escolares e cada uma tem um acervo de cerca de três mil livros. Para que esse instrumento pedagógico não fique em desuso, a Secretaria irá promover formações com os bibliotecários com vistas a promover a dinamização do espaço e atrair os alunos para dentro da biblioteca.

“Infelizmente a maioria das pessoas que trabalham ou estudam na escola não vão à biblioteca e não conhecem o acervo disponível”, falou a Coordenadora das bibliotecas escolares da Semed, Loana Portela. 

 

Projeto Memória

Na ocasião, foi realizada também a entrega simbólica das obras do Projeto Memória, doadas pela Fundação Banco do Brasil às escolas da rede municipal de ensino. São 80 kits das obras de Carlos Drummond de Andrade e 73 das obras de João Candido que serão incorporados ao acervo das bibliotecas das escolas.

O Projeto Memória é realizado desde 1997 com o objetivo de resgatar, difundir e preservar a memória cultural brasileira por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e para a construção da cultura nacional.