18/11/21 | 15:20
Prefeitura realiza encontro sobre as experiências dos professores das creches municipais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/11, o encontro “Documentação pedagógica: partilhas e diálogos docentes em creches”, que visou dialogar e socializar sobre as experiências dos professores das creches, a partir da pandemia da Covid-19 e do Guia de Arte. O evento ocorreu no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Flores, zona Centro-Sul.

O momento de partilhas e diálogos foi a segunda etapa desse processo. A primeira, que iniciou em agosto deste ano, ocorreu em cada Divisão Distrital Zonal (DDZ), na qual houve ações de produção escrita e exposição oral acerca dessa temática.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, destacou como a documentação pedagógica auxiliará nas ações voltadas às creches de Manaus.

“Esse evento é extremamente importante para a gestão do prefeito David Almeida, porque reúne as observações e relatos dos professores do ensino infantil, sobre o que aconteceu durante a pandemia, que serão compilados e transformados em um documento, para que nós possamos tomar conhecimento do que aconteceu e o que podemos fazer, para unir os olhares da família e professores, portanto é um trabalho para avaliarmos o passado e projetarmos o futuro”, enfatizou.

O subsecretário de gestão educacional, professor Carlos Guedelha, explicou como o documento pedagógico resultará em impactos positivos para as experiências pedagógicas da educação infantil.

“Os nossos professores compartilharam as suas ações exitosas, porque entendemos que esse instrumento é um registro para criarmos uma memória das atividades realizadas. É por meio dos registros que as histórias são guardadas, onde ficará à disposição de demais professores e pais. Com esse encontro, atingimos o nosso objetivo, que é fortalecer a todos, por intermédio da troca de experiências”, pontuou.

A gerente de creches da Semed, professora Wissilene Brandão, comentou como essa partilha de experiências estimulará as práticas educacionais.

“Com esse encontro, socializamos e promovemos a escrita de autoria intelectual dos professores, a partir do olhar sobre as crianças. Assim, importa muito apresentarmos para os demais profissionais das creches e acadêmicos as práticas sobre documentação pedagógica, porque precisamos refletir sobre as necessidades individuais das crianças, voltadas para o seu desenvolvimento integral”, enfatizou.

Participantes

O encontro reuniu gestores das creches, professores, assessores, chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), além de acadêmicos e professores convidados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Centro Universitário do Norte (UniNorte).

Entre os participantes, estava o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o poeta e escritor Tenório Telles, que ressaltou sobre a importância das creches e da leitura na vida dos alunos.

“As creches são importantes, não só sob o ponto de vista social, mas também por cumprir um papel cultural e informativo muito significativo, porque é nesse espaço que temos as crianças em anos iniciais, e, entre as práticas que podem ser desenvolvidas está a leitura, que é uma atividade de prazer, lúdica e formação, assim quando essa criança crescer, ela já terá uma relação de amor com o texto e se tornará um grande leitor”, ressaltou o poeta.

Todas as setes DDZs da Semed apresentaram seus relatos e percepções. A DDZ Norte foi representada pela professora do maternal I, Maielen Moraes, da creche municipal Dalila Bentes Duarte, responsável por atender 140 alunos, com turmas de idades entre 1 a 3 anos, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

A docente apresentou suas experiências voltadas às atividades musicais, com a utilização de chocalhos, onde os recursos sonoros e a musicalidade chamaram a atenção das crianças. “Este é o momento de trocarmos experiências e ouvirmos de outros professores, e isso vai melhorar o nosso planejamento e  nossos relatórios como educadoras”, frisou.

Conceito

O documento pedagógico é um meio para o desenvolvimento do profissional de educação infantil, que está vinculado à pesquisa, aos processos de aprendizado das crianças e às formas de construir e comunicar o conhecimento, bem como tornar o trabalho pedagógico visível e passível de diálogo, interpretação, argumentação e compreensão. Desse modo, permite a conexão entre a teoria e a prática do trabalho desenvolvido no cotidiano com as crianças de creche, além de marcar histórias, memórias e contextos.

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed