20/05/11 | 18:28
Prefeitura realiza chamada pública da Agricultura Familiar para aquisição de itens da merenda escolar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, (19/05) a 1ª Chamada Pública de 2011 para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, destinados à merenda escolar da rede municipal de ensino.

No total, quatorze cooperativas e associações de agricultores da base familiar rural, vindas de cinco municípios (Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Manicoré e Carauari), se apresentaram para avaliação documental dos credenciados no programa. Destes, doze estão com suas propostas sendo analisadas.

De acordo com o Gerente de Controle de Qualidade da Merenda Escolar da Semed, Leís Batista, as propostas apresentadas superaram as expectativas. “Dos itens básicos exigidos da merenda escolar, as associações e cooperativas credenciadas atenderam 25 dos gêneros alimentícios que podem fazer parte do cardápio nas escolas”, afirmou.

De acordo com a lei nº 11.947/2009, do Governo Federal, 30% do recurso federal mandado aos municípios para a merenda escolar devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, para estimular o desenvolvimento econômico das comunidades, assim como tornar, cada vez mais, a refeição escolar saudável, com produtos orgânicos.

Com a aquisição, a Semed atenderá 480 unidades educacionais do município, beneficiando mais de 235 mil alunos da rede, com uma merenda de qualidade e acima de tudo valorizando o produtor regional.

O resultado da 1ª Chamada Pública será divulgado na segunda-feira (23), às 9h, na sala 104 da Secretaria, localizada na Av. Mário Ypiranga, nº 2549, Parque 10 de novembro.