18/01/11 | 11:22
Prefeitura quer melhorar resultados das escolas municipais no Ideb

Uma das principais novidades do Programa Mais Educação nas escolas municipais de Manaus em 2011 é a inserção dos alunos contemplados com o programa Bolsa Família no quadro de atividades. O objetivo principal é diminuir as desigualdades educacionais e ampliação dos resultados positivos no âmbito escolar. Este ano, o plano de integração nas escolas passará por um processo avaliativo quanto às necessidades, processos e métodos de aplicação do programa. Além disso, a meta é identificar a real dificuldade durante as atividades, principalmente de leitura e matemática.

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar da Semed (DAGE), Jussara Marques, a integração do programa será ainda mais ativa e eficaz. “Haverá uma mobilização muito maior na escola, ou seja, na prática, coordenadores, professores e a equipe da Semed farão monitoração direta para que possamos atingir melhores resultados’’, explica.

A meta é alcançar gradativamente melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na qual 176 escolas da rede municipal estão inseridas, totalizando 26.340 alunos participantes do programa, com estimativa de novas escolas participantes de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Uma outra novidade é a ampliação da carga horária dos coordenadores. A partir do segundo semestre de março, esses profissionais passarão a trabalhar 40 horas semanais com os alunos, o que possibilitará maior tempo para aprendizagem e desenvolvimento das atividades, que vão desde o reforço escolar a projetos ambientais.

O Mais Educação é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, que tem por objetivo fomentar e desenvolver o melhor desempenho educacional, valorizando a diversidade cultural e social, tendo como pano de fundo a conexão de toda esfera escolar com a comunidade. A operação do programa na capital amazonense fica por conta da Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Assessoria de Imprensa – Semed

Dante Graça