04/02/20 | 16:21
Prefeitura promove reuniões com pais de crianças das creches municipais

Até o final desta semana, a rede municipal de ensino realizará reunião com os responsáveis pelas crianças de 1 a 3 anos matriculadas nas creches da Prefeitura de Manaus. Na manhã desta terça-feira, 4/2, o encontro aconteceu  na creche municipal Ana Lopes Pereira, localizada na Compensa, zona Oeste. A intenção é estreitar o relacionamento com as famílias e repassar as principais informações sobre as aulas do ano letivo 2020, que iniciam nesta quarta-feira, 5/2.

A gerente de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wissilene Brandão, ressaltou o avanço da educação infantil no município durante a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, com a construção de 19 creches municipais. Além disso, Brandão destacou a importância do trabalho de aproximação com os pais, de tirar dúvidas e explicar sobre as atividades que as unidades realizarão durante o ano letivo e, principalmente, a parceria com a creche no processo de ensino-aprendizagem.

“Nessa reunião, apresentamos a estrutura de atendimento, a oferta de creches no município de Manaus, que conta com profissionais de diversas áreas, além das professoras, pedagogos e diretora. Esses profissionais não substituem o trabalho dos pais, que são orientados como proceder com as crianças em casa”, disse.

Para diretora da creche municipal Ana Lopes Pereira, Rinalda Ortiz Costa, o trabalho da unidade de ensino anda junto com o apoio dos responsáveis pelas crianças. Segundo ela, a meta é alcançar uma educação de excelência aliada à continuidade em casa pelos responsáveis.

“Nós firmamos com os pais, no início do ano, esse compromisso que eles têm de ter com a creche, ou seja, creche e família sempre juntos para dar certo. A primeira reunião é importante para saberem como nós trabalhamos, os horários das crianças, da alimentação, do banho, enfim, eles ficam sabendo como é o funcionamento de tudo”, explicou.

Com seu relato de experiência sobre a passagem de sua filha na creche, o professor Nivaldo Mota, 51, pai da criança do maternal 1, Ester Souza da Mota, tentou mostrar aos outros pais o quanto é importante o trabalho da escola na formação dos alunos.

“A creche tem esse papel fundamental na vida da criança na construção do caráter, na personalidade, onde ela vai levar para vida toda o que aprende aqui. Essa creche tem um padrão de excelência fantástico, por isso, essa reunião com todos é fundamental nesse trabalho”, justificou.

Para Catherine Gonçalves Rodrigues, 37, mãe da aluna Meline Maria Gonçalves Rodrigues, de 2 anos, o encontro com os pais e a direção da escola foi muito esclarecedor.

“Confesso que a reunião superou minhas expectativas, porque já tenho esse pensamento de trazer minha filha para o convívio da creche, para o desenvolvimento psicológico, emocional e efetivo dela. Essa reunião esclareceu tudo que tinha dúvida, enfim, tudo que foi dito pela gerente, pelos profissionais era o que queria ouvir”, contou.

Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054