17/08/15 | 16:39
Prefeitura promove “Oficina de Arranque” para discutir metas educacionais

IMG_0020A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, na manhã desta segunda-feira, 17, a Oficina de Arranque do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal (Proemem). Durante três dias, o evento vai reunir gestores e professores para discutir metas e estratégias de execução das ações que melhorem os índices educacionais, promovendo a integração dos profissionais da secretaria e outros entes municipais, proporcionando condições para a compreensão, participação e discussão das atividades apresentadas no Proemem. A ideia é garantir a implementação de um projeto participativo e exequível na rede pública municipal de ensino.

Abertura das Oficinas  de Arranque PROEMEM - Fotos Rodemarquesn Abreru (1)Outra prioridade do projeto é expandir o acesso à Educação Básica (Infantil e Ensino Fundamental), além de subsidiar e acompanhar propostas de financiamento para a construção de novas unidades. A iniciativa busca fortalecer e melhorar a qualidade da educação por meio de projetos pedagógicos e reforço escolar, aceleração da aprendizagem, seleção e formação de professores, gestão, monitoramento e avaliação do desempenho escolar da rede municipal.

“A Oficina de Arranque do Proemem é a oportunidade de interligar todos os setores, seja da infraestrutura, do pedagógico, gestores, chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), de trocar experiências do que tem sido feito e para que possamos otimizar toda energia que está sendo empreendida na organização do empréstimo do BID em torno do que a gente já vem fazendo. É a oportunidade para que os nossos servidores possam se ver dentro do Proemem, possam ver que suas práticas também estão contribuindo para essa melhoria da qualidade da educação da cidade”, informou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

Abertura das Oficinas  de Arranque PROEMEM - Fotos Rodemarquesn Abreru (2)Serão realizadas quatro oficinas: Infraestrutura, Ações Pedagógicas, Gestão Institucional e Ações Administrativas. Cada uma vai apresentar um referencial para o desenvolvimento de trabalhos, associando à prática e a realização das propostas. Como apoiador do projeto, um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também vai participar das atividades como forma de conhecer os resultados conquistados a partir dos financiamentos feitos pelo órgão.

As oficinas serão realizadas até o dia 19 de agosto, em período integral, nas dependências do Proemem, localizada na avenida Efigênio Sales, 83.

“Nós pensamos nas grandes coisas, mas também nas pequenas. Temos que produzir mais com menos, produzir com o que nós temos. A nossa expectativa é conseguir um grande Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um grande resultado no Exame Brasil, que vai ser realizado em novembro, baseando-se em avaliações do ano passado. Eu tenho certeza que vamos atingir bons resultados porque confio no trabalho que é realizado pela secretária Kátia e pelos nossos professores”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Texto: Leonardo Fierro e João Pedro Figueiredo
FOTOS: Lton Santos e Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054