11/09/15 | 17:35
Prefeitura premia alunos da rede municipal com melhor desempenho no primeiro semestre

_AFP8624Como resultado das ações pedagógicas, a Prefeitura de Manaus premiou, nesta sexta-feira, 11, os alunos da rede municipal que obtiveram os melhores desempenhos no primeiro semestre deste ano. A solenidade foi realizada na Arena Amadeu Teixeira, na zona Centro-Sul da capital, com a presença de educadores, pais, alunos e diversas autoridades.

“Aqui homenageamos o trabalho de mérito dos nossos professores e o esforço das crianças que, mesmo ainda tendo que conviver com algumas escolas inadequadas, estão mostrando o que queremos para cidade Manaus: colocá-la entre as dez capitais com melhor desempenho escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O Prêmio Desempenho Escolar 2015, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), homenageou os 619 alunos da rede municipal de ensino, que tiveram ASS - SEMED (1) frequência superior a 90%, alcançaram as melhores médias em Português, Matemática e na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). Todos esses estudantes receberam certificado, medalha de honra ao mérito e livros infanto-juvenis. Do total de alunos homenageados, 381 são do 3º ano, 209 do 5º ano, 12 do 7º ano e 17 do 9º ano, do Ensino Fundamental.

A ação faz parte do Semed em Movimento, um pacto entre os servidores da pasta, estudantes e familiares, para atuarem na qualificação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A finalidade da premiação é, além de homenagear os estudantes que alcançaram bons resultados nos estudos, incentivar os demais a buscarem o mesmo resultado.

_AFP8914A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou que quase mil alunos tiveram resultados acima da média e que esse resultado está relacionado ao trabalho desempenhado pelos educadores da rede e pela parceria entre escola e pais. De acordo com ela, o evento celebra a renovação do pacto entre escola e comunidade escolar, motiva os estudantes e reconhece o esforço dos professores.

“A gente conseguiu fazer com que os pais entendessem a nossa proposta. Não é possível fazer política pública de qualidade se a gente não refizer esse pacto da sociedade com o gestor público. A presença deles aqui conosco, nas reuniões escolares e se comprometendo conosco nesse projeto de ficarmos entre as 10 principais capitais brasileiras mostra esse compromisso”, disse.

Destaques

Os alunos Jonathan raposo Siqueira (Escola Municipal Chapeuzinho de Palha) e Lúcia Vitória Gomes da Silva (Escola Municipal Pequeno Príncipe), ambosASS - SEMED (3)

do 5º ano do Ensino Fundamental, além do aluno Wendell Gabriel Souza Duarte (Escola Municipal Antonina Borges), do 9º anos do Ensino Fundamental, foram agraciados com tablets e uma bolsa integral para cursar inglês no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu).

Eles foram destaque por terem obtidos as maiores notas entre todos os alunos dos respectivos anos, que representam o encerramento dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
“Eu gosto de estudar, me dediquei e tirei uma nota bem alta. Eu quero ser engenheira e sei que tenho que estudar muito, mas isso não é problema. Sempre fui estudiosa e nunca repeti de ano”, ressaltou a aluna Lúcia Vitória.

“Ela se esforça bastante, sempre foi uma boa aluna e filha. Eu tenho muito orgulho. É um orgulho também para minha família. Hoje é um dia especial para nós”, destacou a mãe Lucélia Gomes, mãe da aluna.

O estudante Gabriel Lopes, do 7° ano, da Escola Antonina Borges, destacou que sempre gostou de estudar e acredita que a homenagem foi um reconhecimento ao seu empenho. “Eu mereci. Estudei bastante e me esforcei para estar aqui. Eu gosto de estudar”, disse o garoto que quer ser médico cirurgião.

Texto: Alita Falcão e Thiago Botelho
Fotos: Alex Pazuello, Lton Santos e Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054