18/11/11 | 16:11
Prefeitura lança, na segunda-feira (21), campanha alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids

A Prefeitura de Manaus inicia, na segunda-feira (21), a programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro. O início da campanha será marcado por uma blitz educativa, que acontecerá das 9h às 12h, na esquina das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade. Organizada pela Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio de instituições parceiras, a blitz vai distribuir preservativos masculinos e  material informativo sobre as medidas de prevenção ao HIV/Aids.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, até o dia 1º de dezembro, todos os Distritos de Saúde estarão realizando atividades educativas, tanto nas unidades de saúde quanto em pontos estratégicos como shoppings, supermercados, terminais de ônibus, feiras e outros locais de grande movimento. Para as ações, foram disponibilizados 300 mil preservativos masculinos, informa o secretário.

A responsável de Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, médica infectologista Silvana Lima, explica que, este ano, a campanha relativa ao Dia Mundial de Luta contra a Aids realizada pela Prefeitura de Manaus está priorizando o público jovem (na faixa de 15 a 24 anos). Por conta disso, diz ela, a Semsa buscou o apoio de órgãos como as secretarias estadual e municipal de Educação – Seduc e Semed –, que promoverão uma programação de palestras e outras atividades sobre o tema, envolvendo as unidades de ensino que participam do Programa Saúde na Escola (PSE).

No dia 1º de dezembro, as instituições que estão à frente da campanha junto com a Semsa realizarão outra grande blitz educativa, com equipes concentradas na esquina das avenidas Pedro Teixeira com Constatino Nery, zona Centro-Oeste; entrada do Shopping Grande Circular, na zona Leste; entrada do conjunto Manoa e avenida Noel Nutels (em frente ao PAC), ambos na zona Norte; e, novamente, na esquina das avenidas Sete de Setembro cm Eduardo Ribeiro.

Instituições Parceiras da campanha realizada pela Semsa

Secretarias municipais de Educação (Semed), da Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), da Juventude (Semj); Secretarias Estaduais da Saúde (Susam – Coordenação Estadual de DST/Aids) e da Justiça (Sejus – Programa Galera Nota 10); Organizações da Sociedade Civil Organizada, Fórum Amazonas de OSC/Aids.

Comunicação Semsa