19/11/19 | 16:36
Prefeitura lança livro de alunos sobre ‘Histórias do coração’

Prefeitura de Manaus realizou o lançamento do livro “Histórias do Coração”, com 21 páginas, na manhã desta terça-feira, 19/11, no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, zona Centro-Sul. No total, foram publicados 100 exemplares e 41 alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada no Centro, que participaram diretamente do projeto, receberam a publicação.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, acompanhou o lançamento do livro e destacou o trabalho da Prefeitura de Manaus com os vários projetos no processo de ensino-aprendizagem e dos educadores da escola com a publicação da obra pelos alunos.

“Este é um ápice de um trabalho bem sucedido, que é desenvolvido na gestão do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. A escola Sagrado Coração de Jesus reorganizou e revitalizou a biblioteca escolar. O livro é lindo, os alunos conseguiram se expressar e contar por meio dessa obra as histórias sobre vários assuntos que afetam nossas crianças na atualidade”, comentou.

A ação pedagógica é resultado do projeto “Histórias do coração”, idealizado desde o início do ano letivo, com a participação dos alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano, na biblioteca da escola com várias atividades de leitura. Na oportunidade, as crianças puderam relatar no livro historinhas e ilustrações do cotidiano delas, como bullying, esperança, amor, respeito, abandono, doação, carinho, entre outras temáticas.

O diretor da escola, Carlos Sales, disse que o livro é resultado do esforço da equipe pedagógica, junto com os professores, mas principalmente dos alunos que fizeram parte do conteúdo da obra.

“Estamos dando uma oportunidade para os nossos alunos voltarem à biblioteca de nossa escola, porque muitas ficam ociosas por falta de atividades, mas na nossa escola é diferente. A gente quer que nossos alunos tenham oportunidade de conhecer várias obras literárias infantis. Dessa forma, correlacionando essas histórias com a vida do cotidiano deles”, contou.

O motorista João Nogueira dos Santos, 37, pai da aluna do 3º ano, Adrielly dos Santos, 10, que participou do livro com ilustrações, ficou encantado com o aprendizado dos alunos como um todo.

“Foi uma parceria da escola com os alunos e os pais. É um projeto muito lindo que incentivou a leitura dos alunos. Isso incentivou não somente a leitura, mas também a desenhar e ter um novo rumo na vida deles. Isso é muito importante porque a minha filha se dedicou a cada dia no aprendizado desse livro”, comemorou.

A aluna do 3º ano, Maria Fernanda, 9, que participou do livro com historinhas e ilustrações, disse que todo o processo foi um momento único e de muito aprendizado.

“Foi uma experiência bem legal porque além da gente estar escrevendo o livro e lendo, desde o início do ano, os alunos frequentaram bastante a biblioteca. Quando não sabia ler, pedia para minha mãe ler, mas ela dizia ‘olha filha, um dia vai aprender a ler e sua filha vai pedir para você ler’. Hoje aprendi a ler e virou uma realidade na escola”, explicou.

De acordo com o diretor, os livros devem ser comercializados na própria unidade de ensino.

Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054