30/10/13 | 17:19
Prefeitura lança campanha “Sorriso na Escola”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na manhã desta quarta-feira, a 10ª Campanha Municipal Sorriso na Escola, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Humberto de Alencar Castelo Branco, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. A Semed disponibilizará 34 dentistas para atendimento dos alunos da rede de ensino, com 42 consultórios odontológicos instalados nas unidades que fazem parte da Campanha Municipal, com atendimento aos estudantes e dos comunitários.

Neste ano, participarão 200 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, com a previsão de atender 20 mil alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo a Gerente de Ações Complementares e Programas Especiais (GACPE) da Semed, Lourdes Souza, a ação do poder público na rede escolar tem ajudado muito as crianças, jovens e a comunidade em geral.

“A expectativa é atender o maior número de alunos possíveis, pois estamos com mais de 200 escolas participando dessa campanha, entre elas, as unidades que tem consultório odontológico, com dentistas dentro das escolas, com agentes de saúde escolar, que contribuem no trabalho da prevenção da saúde bucal, incluindo também a prática de uma alimentação saudável, sendo este último um projeto da Semed”, contou e disse que as escolas irão trabalhar com palestras, oficinais e várias atividades.

Satisfeita com o serviço odontológico do programa, que foi resolvido com uma obturação, a aluna do 6º ano do matutino, Nicole Estefani Farias Bentes, 12, afirma que as atividades realizadas em sua escola, foram importantes para alertar e prevenir sobre os cuidados com a higiene bucal.

“É bom ser cuidada pelos dentistas que estão ao nosso redor. É bom participar da alegria das crianças. O problema que eu tinha foi resolvido logo. Temos aprendido como cuidar dos dentes, usar o fio dental, usar a escova, a pasta de dente e outras informações como um todo”, comenta.

Participando desde o início da campanha, a Escola Municipal Djalma Passos, bairro Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte da capital, atende 400 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação especial. Para a diretora, Zenila Frade da Silva Souza, ao longo desse período, foram beneficiados 5 mil alunos, inclusos no programa.

“Temos alcançado bons resultados na área preventiva. Temos na escola uma pessoa que coordena essas ações, que é a agente de saúde escolar. Nós damos todo apoio na área administrativa por meio de ações do Programa Saúde do Escolar e ainda temos o programa federal Saúde na Escola. Através dessas ações de prevenção, as crianças vão adquirindo a consciência da importância dos cuidados da higiene bucal e corporal, onde os resultados tem sido positivos, porque nossa intenção é a prevenção e não a parte curativa, e quando ocorre algum caso fazemos o devido encaminhamento, de acordo com a parceria com a UBS mais próximo da escola”, disse e confirmou que a agente de saúde e dentista da UBS realiza palestras no início do ano letivo com os alunos da escola.

A 10ª Campanha Municipal Sorriso na Escola acontecerá até o final de novembro, com uma programação que será desenvolvida nas escolas municipais que fazem parte da campanha. Ao longo de 10 anos da campanha, já foram atendidos 200 mil alunos do ensino fundamental.