28/05/13 | 17:18
Prefeitura lança campanha contra o HPV

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta terça-feira, 28, a Campanha de Vacinação Contra o HPV, vírus que pode provocar câncer de colo do útero. As ações serão realizadas dentro das escolas, em parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed).

A campanha pretende imunizar 21 mil adolescentes de 11 a 13 anos e começará a percorrer as escolas do munícipio no segundo semestre. Nesta terça-feira, as diretrizes do projeto foram explicadas para os diretores escolares em evento no auditório da Prefeitura.

De acordo com o Secretário de Educação,  Pauderney Avelino, essa é uma ação cristã e humana idealizada pelo Governo do Estado e abraça pela Prefeitura. “É uma excelente iniciativa, mas que precisa da ajuda dos professores e diretores para conscientizar os pais e as alunas da importância dessa vacina. Juntos vamos erradicar essa moléstia que acomete milhares de amazonenses”, disse.

O Secretário de Saúde do Município Evandro Melo foi o preletor do dia e ministrou uma palestra falando sobre o vírus e suas causas.

HPV o que é?

O HPV (papilomavírus humano) é um grupo de vírus que pode a formação de verrugas na pele, regiões orais, anal, genital e da uretra e pode causar câncer de colo de útero.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível mais frequente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada ano 500 mil mulheres são acometidas com câncer de colo de útero, sendo que destas 250 mil chegam a óbito.

No Brasil é a segunda maior causa morte de câncer, ficando atrás somente do câncer de mama.