28/09/15 | 17:36
Prefeitura inaugura Creche Municipal Gabriel Corrêa Pedrosa

Inauguração da Creche '' Gabriel Corrêra Pedrosa''- Fotos Rodemarques Abreu (14)A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nesta segunda-feira, 28, a Creche Municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, localizada no conjunto Rio Xingu, bairro Compensa, zona Oeste. A creche é a décima segunda do município, possui 10 salas, profissionais qualificados e atende 247 alunos.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ressaltou que quando assumiu o cargo a cidade contava apenas com uma unidade e que apesar de entregar a décima segunda, ainda, não é um número suficiente para atender todas as solicitações de vagas.

Inauguração da Creche '' Gabriel Corrêra Pedrosa''- Fotos Rodemarques Abreu (16)“Tínhamos apenas uma creche e temos um monte hoje, mas ainda é insuficiente. Vamos fazer mais até o final do ano e começo do outro e mais até o final de 2016. O valor da construção de uma creche é custeado meio a meio entre a Prefeitura e Governo Federal, depois (de construída) eles custeiam 10% e nós 90% de manutenção e isso chega até a ser injusto, pois o Governo Federal não cumpriu com suas promessas. Mas temos de lutar com muita garra, nós não vamos abaixar a cabeça diante de crise de Governo Federal. Vamos encarar de cabeça erguida essa fase”, relatou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou a qualidade das creches municipais já em funcionamento e contou que a meta é chegar a 22 unidades até o começo do ano letivo de 2017.

Inauguração da Creche '' Gabriel Corrêra Pedrosa''- Fotos Rodemarques Abreu (18)“A meta é chegar a 22, poderíamos fazer mais se tivéssemos mais apoio do Governo Federal e se não estivéssemos atravessando essa crise, mas a gente não quis se esconder atrás disso, estamos enfrentando com muita coragem. Em cada creche, temos que equipar com 30 profissionais qualificados e nossas instituições têm padrão A, pois temos um trabalho pedagógico de muita qualidade. Esse ano, estamos terminando a obra de mais quatro para o ano letivo do próximo ano e esperamos terminar mais cinco até o final do próximo ano”, informou.

Parceria

Inauguração da Creche '' Gabriel Corrêra Pedrosa''- Fotos Rodemarques Abreu (52)Os trinta profissionais que integram a creche estão divididos entre professores, pedagogos, apoio pedagógico, técnica de enfermagem, psicólogo, porteiro, serviço gerais e cozinheiras. A unidade ganhou todos os brinquedos educacionais da empresa Moto Honda da Amazônia, uma parceria que visa o benefício das crianças, como destacou o diretor administrativo financeiro da multinacional, João Mezari.

“A Honda procura sempre atuar onde o cidadão vai ser mais beneficiado. Faltam investimentos como esse em creches e a prefeitura está de parabéns por isso. Neste caso, entramos com parte dos brinquedos, propiciando a compra de todos os brinquedos educacionais da creche, pois a nossa preocupação é o desenvolvimento das nossas crianças, que são nosso futuro”, relatou.

Homenagem

Inauguração da Creche '' Gabriel Corrêra Pedrosa''- Fotos Rodemarques Abreu (25)A creche municipal Gabriel Corrêa Pedrosa recebeu o nome do empresário amazonense que era proprietário de uma franquia de uma rede de fast food árabe e faleceu em julho de 2007, em um acidente de avião em São Paulo.

Presente na inauguração da creche, a mãe de Gabriel, Eliesê Pedrosa, contou emocionada que estava se sentindo honrada com a homenagem ao filho por parte da prefeitura.

“É a perpetuação da memória dele. Significa muito, me sinto honrada em ter meu filho como patrono da creche. Ele era uma pessoa proativa, muito dinâmica, generosa e é uma honra que o nome dele esteja atrelado a educação dessas crianças. Amei a união do corpo docente comprometida com a educação e as palavras do prefeito em seu discurso. É muito gratificante para nossa família”, contou.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054