16/08/13 | 17:52
Prefeitura inaugura CMEI Profº Maria Amélia Tavares

A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou, na manhã de hoje (16), a primeira escola de educação infantil do bairro Puraquequara, zona leste da cidade. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Amélia chega para suprir um anseio de mais de cinco anos da Comunidade Bela Vista. A nova unidade ensino dispõe de oito salas de aula climatizadas, ludoteca, sala multimídia com mesas educativas e-block, e vai atender 250 alunos de três a cinco anos.

O secretário Pauderney Avelino comentou a parceria entre prefeitura de Manaus com Unesco, Unicef e o BID. “Trouxemos os olhos do mundo para Manaus. Queremos consolidar e garantir a continuidade das ações estruturais e pedagógicas para melhoria na qualidade de ensino municipal”, comentou o secretário de educação.

Durante sua fala na solenidade de inauguração, o Prefeito Arthur Neto falou sobre as ações da prefeitura em questões que estavam sem solução há muito tempo. “O problema dos mototaxistas se arrastava sem solução há muito tempo e a prefeitura teve coragem de enfrentar. Eu sei que muitos mototaxistas, que trabalham nessa área, ficarão mais tranquilos deixando seus filhos no primeiro CMEI do Puraquequara. Fico feliz porque as crianças dessa escola serão bem tratadas e vão chegar bem no ensino fundamental”, afirmou.

Para a diretora do CMEI, Katie Ane Monteiro, essa inauguração é um sonho concretizado. “Hoje é um dia celebração para nossa comunidade. Nosso sonho de termos um CMEI chegou. Agradeço ao Prefeito Arthur e do Secretário Pauderney que estão mudando a educação no município de Manaus”, disse emocionada.

A dona de casa Diana Amazonas, conta que seu filho, o pequeno Gustavo, de cinco anos, vai estudar pela primeira vez. O ingresso na escola de forma atrasada, de acordo com ela, se deu pelo fato de a comunidade até então não dispor de uma unidade de ensino voltada para educação infantil.

“A escola está linda. Demorou, mas quando chegou nos surpreendeu. Queria que meu filho já estivesse estudando, mas não tinha escola próxima e se deslocar daqui é muito difícil. Essa escola veio em boa hora para nossa comunidade”, falou.

Homenagem

O nome do novo CMEI foi uma homenagem à professora Maria Amélia, que trabalhou na alfabetização de alunos da rede municipal de 1990 há 2007, quando foi acometida por um câncer no pulmão e faleceu no dia sete de setembro.

O diretor da Escola Municipal Francisco Nunes e irmão da homenageada, Antônio Jorge Tavares, disse que a primeira escola infantil do puraquequara não poderia ter tido um nome melhor.

“Minha irmã trabalhou dois anos aqui na comunidade e deixou um legado. Acho justa essa homenagem, porque a Amélia nunca deixou de acreditar na educação como papel fundamental na transformação social. Nossa família está muito lisonjeada com essa homenagem”, disse.