07/02/12 | 15:59
Prefeitura implanta o PESC na Educação Infantil‏

O Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC), que será implantado na rede municipal de ensino, foi apresentado nesta terça-feira, 7, no Elegance Festas e Convenções, na rua Salvador, zona Centro-Sul da cidade, para uma platéia de aproximadamente 800 educadores do município.

Com a implantação do Pesc serão beneficiados cerca de 43 mil alunos de 4 e 5 anos da rede municipal com uma nova metodologia, que facilitará o ensino da disciplina de Ciências de forma dinâmica e divertida.

O PESC é uma proposta de ensino inovadora, que aborda diversos temas relacionados ao ensino de Ciências. Ele apresenta atividades experimentais que proporcionam ao aluno um enriquecimento cotidiano, utilizando trabalhos práticos, transformando a aprendizagem em um momento prazeroso, descontraído e lúdico, rico de significados, sendo agradável para alunos e professores.

Segundo o secretário Mauro Lippi, a Prefeitura dará uma sustentabilidade maior para a educação infantil com a implantação do PESC na rede municipal de ensino. “Temos a preocupação de dar um apoio maior a essa clientela escolar. Os professores serão fundamentais nesse processo de conhecimentos do programa”, afirmou Mauro Lippi, acrescentando que “a educação infantil é a base de tudo”.

Para o Gerente Pedagógico do PESC no Brasil, Sérgio Cunha, o Programa será usado como uma ferramenta imprescindível aos educadores em sala de aula. “É algo voltado para área de Ciências, que passa por linguagem oral, escrita, poesia, cantigas de roda. A disciplina será ensinada de forma contextualizada, lúdica, por meio de brincadeiras, fazendo com que a criança sinta-se inserida nesse mundo investigativo, de observação e de análise da natureza”.

Dias 8 e 9 os professores da rede municipal participação de formações pedagógicas do Programa e receberão seus kits tecnológicos que utilizarão em sala de aula.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Pedro Gabriel, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, será uma das escolas beneficiadas com o PESC. Segundo a diretora, Cinthia Willes Alves Câmara, a chegada do Programa será mais uma ferramenta que auxiliará o professor em sala com os alunos.

“Com certeza os alunos terão a oportunidade de aprender de uma forma diferente sobre a Ciência. É muito importante, que a criança tenha contato com os equipamentos que vem a somar. Os alunos poderão pegar nos objetos e ter um contato visual que ajudará no processo de aprendizagem”.