31/10/13 | 16:02
Prefeitura faz premiação de vencedores dos concursos de Tabagismo e Dengue

O plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus, deu lugar, na manhã de hoje (31), a alunos da rede municipal e estadual de ensino. Ao invés dos debates entre vereadores, foram expostos e premiados os trabalhos do 3º Concurso sobre Dengue na Escola e o 4º Concurso sobre Tabagismo.

Os concursos foram realizados primeiramente nas escolas e os melhores trabalhos foram selecionados para a fase estadual, nas categorias slogan e desenho. A Gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais da Semed, Lourdes Souza, explica que mais de 200 escolas municipais participaram do concurso criado para sensibilizar os alunos para os temas.

“Queremos sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar para os cuidados com a saúde para que o aluno tenha novos hábitos e aprenda a cultura de uma vida saudável. Os alunos participam dessas atividades e levam isso pra casa, igreja e todos os lugares por onde passam”, disse.

O Secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Evandro Melo, afirmou que somente inserindo temas como estes na educação é possível criar hábitos saudáveis na vida das pessoas.

“É preciso promover conhecimento e mudança de habito. Esse conhecimento precisa ser aprendido, colocado em prática e assim diminuiremos os casos de dengue e o número de pessoas fumantes”, falou.

 

Premiação

A aluna Inara Barbosa, da Escola Municipal Izabel Angarita, foi a vencedora no concurso de dengue na categoria desenho. Totalmente por dentro do assunto, ela explicou como fazer para não deixar o mosquito Aedes aegypti se proliferar.

“Não pode deixar as garrafas com água, pneu com água, caixa d’água sem tampa, porque tudo isso chama o mosquito”, falou.

Já o aluno Ryan Bastos, 11, da Escola Municipal Vicente de Paula foi campeão do concurso sobre tabagismo na categoria slogan. A frase vencedora foi: “Acenda a luz do seu coração e apague o cigarro da mão”.

“Eu passei uma hora pensando até conseguir escrever essa frase. A inspiração veio após eu assistir um vídeo sobre tabagismo no you tube. Como aprendi muita coisa sobre o tema, hoje, quando vejo alguma pessoa fumando eu fico muito triste, pois sei que aquela pessoa está se destruindo”, disse o menino, que ganhou uma bicicleta como prêmio.