25/04/19 | 8:48
Prefeitura faz homenagem aos alunos destaques na ‘Liga Nacional de Leitores’

Prefeitura de Manaus homenageou nesta quarta-feira, 24/4, os alunos que alcançaram as primeiras colocações na “Liga Nacional de Leitores”, nos meses de fevereiro e março. A partir da plataforma digital Árvore de Livros, executada por meio do programa “Viajando na Leitura” da Secretaria Municipal de Educação (Semed), são disponibilizados mais de 30 mil títulos. Cada acesso conta como uma pontuação no ranking divulgado mensalmente.

“A leitura é um mundo de conhecimento e que, sem dúvida, agrega em muito nas demais ações pedagógicas desempenhadas pela Semed. Parabenizo aos nossos alunos pela conquista e que esse seja um hábito que perdure por todas suas vidas”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A solenidade em reconhecimento aos estudantes foi realizada no auditório da escola municipal Francisca Pergentina, bairro Zumbi, zona Leste de Manaus, com entrega de livros, medalhas e um certificado de participação.

Desde o ano passado a prefeitura utiliza a Plataforma Árvore de Livros. O acesso é disponibilizado por meio de computadores, tablets, celulares em modo off-line e on-line. Na rede municipal de ensino, 115 unidades de todas as zonas trabalham com a plataforma, acessada por aproximadamente 58 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

“Essa plataforma vem atrair o aluno, não pelo livro físico, mas pelo on-line, na busca pela internet. Estamos conseguindo resultados positivos não apenas aqui, mas também fora do Estado do Amazonas”, afirmou a coordenadora do “Viajando na Leitura” da Semed, Madalena Moleiro.

Premiação
Primeiro colocado no mês de março, com 10.921 pontos, o aluno do 7º ano, Silvio Monteiro da Silva, 12, da escola municipal Helena Augusta Walcott, bairro João Paulo 2, zona Leste, para conquistar a posição, leu 36 livros. Ele disse que gosta de ler histórias de ação, ficção, romance, revistas e comédias e ressaltou a importância da leitura em sua vida. “Leio muito e gosto de vários tipos de livros. O que mais gostei foi ‘Fortaleza Negra’. A leitura é para mim uma ferramenta de aprendizado, e todo dia leio dois a três livros. Isso me ajuda em sala de aula”, comentou.

Para coordenadora do Telecentro, Lucineide de Oliveira Rodrigues, da escola municipal Francisca Pergentina, bairro Zumbi, a plataforma ajuda no processo de ensino-aprendizagem, tendo como resultado um aluno da escola premiado.

“Essa segunda colocação é um grande avanço pela questão das atividades da programação realizada no Telecentro. Nós fazemos esse trabalho junto com os professores e depois incentivamos em sala de aula os alunos para acessar a plataforma. A leitura digital é algo do momento e ajuda bastante no aprendizado deles”, disse a coordenadora.

Com 10.375 pontos, o aluno do 8º ano, Valdecir de Souza dos Santos Filho, 12, da escola municipal Francisca Pergentina, ficou em segundo lugar no mês de março. Segundo o jovem leitor, tudo aconteceu por incentivo de uma colega, para ler muito e alcançar a posição em âmbito nacional.

“Gosto bastante de ler, mas quem me incentivou foi minha colega Micaela, que ano passado ficou em primeiro lugar, além da minha professora que também me apoia. Tive a chance de ler livros de ação, aventura e contos de fada. Eu incentivo meus colegas a entrarem no mundo da leitura e hoje alguns já começaram”, incentivou.

 

Texto: Paulo Rogério/Semed
Fotos: Cleomir Santos/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054