16/07/15 | 15:33
Prefeitura estimula escola a participar do Prêmio de Gestão Escolar

LS - 16-07-15 - Prêmio de Gestão Escolar (1)A Prefeitura de Manaus está chamando as escolas municipais a participarem do Prêmio de Gestão Escolar 2015. Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão visitando as Divisões Distritais para estender o convite a todas as escolas. As inscrições estão abertas até o dia 14 de setembro no endereço eletrônico http://inscricao.premiogestaoescolar.org.br/.

A premiação, em nível nacional, busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores. De acordo com a chefe da Divisão de Avalição e Monitoramento (DAM), da Semed, Núbia Breves, o prêmio avalia as escolas em cinco dimensões: a gestão pedagógica; gestão de resultados educacionais; gestão participativa; gestão de pessoas e liderança; e gestão de infraestrutura.

LS - 16-07-15 - Prêmio de Gestão Escolar (5)“Nós queremos que as escolas participem do Prêmio de Gestão Escolar porque assim elas vão poder relatar todas as suas ações e projetos, mostrando todo seu potencial, o que tem feito de bom, o que se destaca. A Semed tem excelentes trabalhos e muitas escolas têm tudo para levar esse prêmio”, destacou. Ela informou, ainda, que há uma seleção estadual, onde cinco unidades de ensino são escolhidas para representar o Estado na etapa nacional.

“Hoje, com o auxílio da GIDE, as escolas dispõem de muitos dados para apresentarem nesse Prêmio de Gestão. É muito importante a participação, não apenas pela competição em si, mas para que possamos, de fato, mostrar o bom trabalho que os gestores das escolas municipais desenvolvem na nossa rede”, reforçou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Elzeni Trajano.

LS - 16-07-15 - Prêmio de Gestão Escolar (2)Experiência de exitosa

A diretora da Escola Municipal Albérico Antunes de Oliveira, Viviane Rocha, já experimentou o gostinho de ver as ações da escola entre os finalistas do prêmio, em 2011. Com a experiência batizada de Puxirum – palavra indígena para o trabalho coletivo – a escola teve seu trabalho entre os seis melhores do Brasil.

“O que foi premiado foi o trabalho coletivo, não só da questão pedagógica, mas toda engrenagem de gestão. O prêmio favorece uma autoavaliação que nos faz perceber os entraves e ganhos que a escola acumula. Eu indico que todas as escolas participem, pois é uma vitrine do trabalho que é realizado”, disse Viviane.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054