07/07/11 | 15:08
Prefeitura entrega escola na comunidade Nova Floresta

A comunidade da Nova Floresta, Zona Leste de Manaus recebeu nessa quarta-feira, (6), da Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a EMEF Nossa Senhora Aparecida, uma unidade totalmente reconstruída que atenderá 835 alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O evento contou com a presença do Secretário Mauro Lippi, dos Subsecretários Municipais de Educação, gerentes, chefes distritais, além de pais, alunos e professores.

De quatro salas, a nova unidade de ensino foi ampliada para 14 salas de aulas climatizadas, biblioteca, sala de informática, diretoria, secretaria, sala de leitura, refeitório e uma estrutura adequada de ensino para atender a demanda de crianças do bairro.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, ressaltou que a comunidade Nova Floresta ganhou uma estrutura totalmente reconstruída e adequada para o aprendizado dos alunos e destacou que é mais uma das ações da Prefeitura na melhoria da estrutura da rede municipal de ensino. Na ocasião, o mesmo anunciou a chamada do Processo Seletivo de Professores e o edital previsto para agosto de um novo concurso público para área da educação.

“Quando recebemos a rede municipal ela encontrava-se com 85%  das escolas em condições precárias de funcionamento. Hoje, 227 escolas já foram reformadas, ampliadas e criadas com um ambiente propício para uma educação de qualidade. Para a progressão da sociedade é essencial que o modelo educacional com qualidade esteja presente nas escolas públicas”, afirmou o Secretário.

A gestora da escola, Maria do Socorro Azevedo, destacou a importância do trabalho em equipe.  “A escola é o resultado do trabalho em equipe de professores, direção e equipe administrativa. O nosso antigo prédio atendia 226 alunos, com a inauguração ampliamos esse atendimento para 835 alunos”, ressaltou a gestora.

A mãe da aluna do II Período, Karolina Lima da Costa (5), Márcia da Costa, acredita que com a entrega da nova escola os alunos terão um aprendizado com mais qualidade. “A escola melhorou muito. Fiquei bastante satisfeita, pois a escola fica bem próxima da minha casa, além dos professores se mostrarem atenciosos com os nossos filhos”, disse Costa.

Na solenidade, o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, fez uma homenagem ao Professor do 1° ano, Francinaldo Mendes Nogueira, por meio do Programa da Semed Professor Nota 10 que valoriza ações educacionais em várias categorias de ensino. Na ocasião, o professor que atua há mais de dez anos na área de educação recebeu uma máquina fotográfica digital.

De acordo com o professor, o Projeto “Alfabetização: Criar, construir e aprender” que utiliza o Jornal Impresso Dez Minutos em suas aulas diárias afirma que a ideia do projeto consiste em atividades variadas relacionadas à leitura e escrita. “Com as atividades de alfabetização, as crianças vão construir e interagir por meio de jogos, quebra-cabeça, jogo da memória, trilha, bingo de palavras, leitura com fantoches, amarelinha com as figuras geométricas, além do tradicional ditado, caligrafia e leitura em sala. Com essas atividades, a interação, expressão e o desenvolvimento da leitura acontecem de uma forma natural”, disse o professor.

A EMEF Nossa Senhora Aparecida trabalha com projetos inseridos nos Programas da Semed (Viajando na Leitura, Matemática Viva e Alfabetizando na Hora Certa): “Oficina de Leitura”, “Educação Infantil: Brincadeira de criança” (resgate das brincadeiras antigas), “Alfabetização: Criar, construir e aprender”.

As aulas iniciaram 4 de maio e  a escola funcionará em calendário especial.