15/10/12 | 20:15
Prefeitura entrega 8 mil netbooks educacionais nesta terça-feira

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta terça-feira (16), às 9h, no Auditório da Prefeitura de Manaus, a entrega simbólica de oito mil netbooks educacionais por meio do Programa do Governo Federal ‘Um computador por aluno’ (UCA).

Esta é a segunda ação da Prefeitura de Manaus por meio do UCA, que já beneficiou, em abril de 2010, os alunos da Escola Municipal João Alfredo.

Serão oito mil netbooks e mais suas estações de carga móveis oferecidos a alunos do 1º ao 9º ano.. As escolas contempladas para receber o programa foram selecionadas por não possuírem espaços para laboratórios fixos de informática. Com as estações de carga, que comportam 48 netbooks, o laboratório de informática pode ser transportado de sala em sala, beneficiando todos os alunos da escola atendida.

Com a entrega dos oito mil netbooks, todas as 502 escolas municipais passarão a contar com laboratórios, sejam eles fixos ou móveis, voltados para a prática pedagógica em tecnologias educacionais.

O Chefe da Gerência de Tecnologia Educacional, Telmiro Feitosa, destacou que a iniciativa representa uma importante ferramenta de pesquisa e estudo para professores e alunos. “Juntamente com entrega estaremos organizando formações continuadas para a devida utilização dos equipamentos. Os netbooks já virão com conteúdos educacionais a serem trabalhados em sala de aula e com wireless para o acesso à internet”, ressaltou Feitosa.

Além dos netebooks, o Programa prevê cursos de capacitação em tecnologias educacionais, a serem oferecidos de forma presencial e à distância.
As escolas contempladas receberão os equipamentos em suas próprias unidades escolares, de acordo com o cronograma estabelecido pela Divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI).

Escola João Alfredo é a unidade piloto no programa UCA

A Escola Municipal João Alfredo localizada no Bairro da Paz, zona Centro- Oeste da cidade foi a primeira escola a receber o Programa Pró-UCA (Um Computador por Aluno) em parceria com o governo federal. Atualmente a escola conta com 895 netbooks. Além de abrigar a experiência piloto, a escola João Alfredo possui outras ferramentas digitais, como lousa digital, software e livros didáticos para auxiliar os professores.

A escola oferece aos alunos um computador com programas didáticos e acesso à internet para auxiliar nas aulas. “É mais uma ferramenta que os professores podem contar para trabalhar as disciplinas em sala de aula, oferecendo um aprendizado de qualidade em nossa escola”, afirmou o gestor Carlos Augusto.

O programa Um Computador por Aluno (UCA) é uma iniciativa do governo federal que ofereceu às escolas brasileiras de ensino fundamental todo o equipamento e treinamento para a implementação de computadores nas salas de aula. Em contrapartida as prefeituras oferecem a infraestrutura e os colaboradores que receberão treinamento.

FOTO: MARCIO JAMES / SEMCOM