07/08/14 | 11:57
Prefeitura entrega certificados aos participantes do curso em educação física adaptada

A Prefeitura de Manaus entregou certificados para profissionais e acadêmicos que participaram do curso de capacitação em educação física adaptada para alunos com deficiência. As aulas foram teóricas e práticas com a participação, inclusive, de membros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A entrega dos certificados ocorreu, nesta quarta-feira, 6, na sede da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As aulas começaram na segunda-feira, 4.

Durante o curso, professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas e teóricas de voleibol sentado, basquetebol com cadeira de roda e bocha. Cerca de 170 inscritos receberam o certificado de participação.

O curso faz parte das ações dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que serão realizados no dia 25 de agosto.

A capacitação realizada com os profissionais de educação física visa dar suporte e métodos de ensino para os professores trabalharem a inclusão em sala de aula de forma mais ampla e eficaz. “A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro inclusive incentiva os educadores da rede municipal de ensino”, destacou a coordenadora dos jogos, Shirley Amaral,.

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Paralimpico, Amauri Ribeiro, que realizou palestra sobre características e regras do voleibol, destacou a ação da secretaria como de fundamental importância para o crescimento do esporte paralimpico e de inclusão social.

“É com ações como essa que o esporte voltado a pessoas com deficiência tende a crescer e mais pessoas com deficiência serão incluídas na sociedade. Não como pessoas menos importantes, mas como pessoas que merecem respeito”, enfatizou o presidente.

Professor da Escola Municipal Ruy Lima, Goutier Rodrigues ressaltou que a iniciativa da Semed trará resultados em sala de aula. “Essa troca de experiência e tudo que absorvemos nesses dois dias de capacitação serão de grande valia para nós professores, pois irá influenciar diretamente em nossas escolas, na abordagem com nossos alunos e, consequentemente, na aprendizagem e qualidade de vida deles”.

Nesta quinta, 7, e sexta-feira, 8, os inscritos no curso participarão de uma segunda etapa da capacitação, na qual terão aula de golbol, ministrada pelo professor Eldo Gomes, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e também de jogos recreativos adaptados, com a professora mestre Elani Iamut, coordenadora de Educação Física da Uninorte.

 

TEXTO: Emerson Felipe

FOTO: Cleomir Santos/Semed