30/11/21 | 18:00
Prefeitura e TCE-AM realizam passeio com alunos para celebrar ações do ‘Ouvidoria Estudantil 2021’

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizou, nesta terça-feira, 30/11, um passeio a bordo do Amazon Bus com os alunos-ouvidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para encerrar as ações do projeto “Ouvidoria Estudantil” deste ano. O trajeto iniciou na sede secretaria, na zona Centro-Sul, e percorreu alguns pontos turísticos, como a Arena da Amazônia, complexo turístico Ponta Negra, ponte Jornalista Phelippe Daou, centro histórico, e foi concluído com a visitação guiada ao Teatro Amazonas.

Aproximadamente 50 estudantes, acompanhados por professores, participaram do passeio, que foi a premiação do “Concurso de Vídeo”, promovido pelo TCE-AM, que envolveu 16 escolas municipais e consistia em mostrar as ações do grêmio estudantil nas escolas. As unidades de ensino ganhadoras foram: Vila da Felicidade, no Mauazinho; Waldir Garcia, no bairro São Geraldo; Dulcenides dos Santos Dias, no Colônia Terra Nova; e Jarlece da Conceição Zaranza, no Novo Aleixo. Todas receberam tablets.

A professora da Ouvidoria do TCE-AM, France Melo, destacou que o projeto é sinônimo de incentivo ao exercício da cidadania.

“Esse projeto foi criado para motivar o controle social nas escolas e o protagonismo juvenil, tão importante e necessário para o jovem estudante. Então, o Tribunal de Contas fez essa excelente parceria com a Semed, na qual todos colaboraram para que essas crianças cumpram a sua missão de cidadão. Hoje, estamos festejando com essa premiação que o Tribunal de Contas ofereceu aos grêmios estudantis vencedores do concurso de vídeo”, frisou.

O coordenador dos grêmios estudantis da Semed, Janismar Lacerda, salientou a importância do grêmio estudantil para a rede municipal de ensino.

“Esse projeto tem despertado nos alunos o interesse pela escola e os estudos, porque são estudantes que estão mudando o ambiente escolar devido a atuação do grêmio estudantil, que está atuando no protagonismo do aluno. Nossa meta é implantar o grêmio em todas as escolas até 2024, porque isso faz parte da gestão democrática e participativa”, pontuou.

O guia turístico Carlos Sidney foi o responsável por esclarecer as dúvidas e explicar sobre o contexto, história e significados dos pontos turísticos aos alunos. “Essa iniciativa é muito importante para o crescimento destas crianças e adolescentes para que tenham uma interação, não somente social, mas também cultural, onde possam conhecer e valorizar os atrativos da nossa cidade”, comentou.

Projeto

O projeto “Ouvidoria Estudantil” foi criado em 2019 e possui a finalidade de capacitar os alunos da rede pública de Manaus, por meio do protagonismo na gestão escolar e a participação cidadã, além de fortalecer o controle social. Foi idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, sendo executado nas escolas municipais que possuem grêmio estudantil.

— — —

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed