31/01/11 | 17:44
Prefeitura distribui merenda escolar na Zona Norte

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira (31) a distribuição da merenda escolar para as 470 escolas da rede municipal de ensino. Em um primeiro momento, 14 itens não-perecíveis (arroz, feijão carioca, farinha láctea, açúcar, leite, biscoito, geleia, sal, farinha de mandioca, óleo, farinha de tapioca, feijão de praia e charque) abastecerão as unidades escolares por um período de 15 dias. Os alimentos perecíveis (verduras e frutas) serão entregues duas vezes por semana para atender o cardápio escolar.
De acordo com o subsecretário municipal de Infraestrutura e Logística, Marcelo Campbell, a distribuição da merenda escolar acontecerá durante toda esta semana. “Esse ano viabilizamos a Agricultura Familiar, que fornecerá frutas e verduras com qualidade para as escolas, além de iniciar o ano letivo com o depósito abastecido para atender a demanda das 470 escolas municipais. Com o sistema de controle PMM, que será implantado na rede municipal, o desperdício e o estrago de gêneros alimentícios serão controlados e evitados com mais eficácia”, ressaltou o Subsecretário.
O processo de distribuição ocorrerá de acordo com o cronograma planejado pela secretaria, sendo que, nesta segunda, receberam os alimentos a DRE Zona Norte, seguida das escolas das DREs Leste, Sul, Centro-Sul, Oeste, Centro-Oeste e Rodoviária. A área ribeirinha já recebeu a merenda escolar no início do mês de janeiro e a segunda remessa será enviada na próxima segunda-feira, para as escolas do Rio Amazonas.
Segundo o chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Manoel Bezerra, as entregas de alimentos não perecíveis são realizadas no período de 15 dias letivos para que atenda às necessidades das escolas. “Todas as unidades escolares em pleno funcionamento receberão a quantidade de gêneros alimentícios suficientes para atender a sua demanda”, enfatizou Bezerra.
Na semana passada a Prefeitura de Manaus recebeu 11,6 toneladas de gêneros alimentícios (macaxeira, farinha de mandioca, abóbora, pimenta de cheiro e limão) que reforçarão a merenda escolar da rede municipal de ensino. Os produtos foram entregues pela Associação de Produtores Rurais do Assentamento Nazaré (Apran), localizada na Costa do Tabocal, zona ribeirinha de Manaus. A ação atende à Lei nº 11.947/2009, do FNDE/MEC, que determina que 30% do total de recursos federais destinados à compra de gêneros da Alimentação Escolar sejam adquiridos da Agricultura Familiar.