23/08/11 | 15:57
Prefeitura de Manaus vai implantar coleta seletiva em todas as 480 escolas municipais

Em agosto de 2014, todos os municípios brasileiros deverão estar com a coleta seletiva implantada, de acordo com o que é definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Também ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. Manaus dá um passo largo nessa direção, nesta quarta-feira (24), quando vai iniciar a maior campanha de coleta seletiva que já existiu na cidade, desde 2005, quando esse serviço começou a ser prestado pelo poder público.

Os secretários municipais de Limpeza Pública, José Aparecido dos Santos, e de Educação, Mauro Lippi, vão lançar a coleta seletiva em 480 escolas da rede municipal de ensino, em um evento que reúne três escolas do bairro Armando Mendes – Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Aristóteles Comte de Alencar, Governador Amazonino Mendes e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Poeta Antonio Gonçalves Dias.

Créditos: Secretaria Municipal de Comunicação / Semcom PMM

A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e geração de renda para catadores de resíduos sólidos.

Hoje o programa atende 11 bairros da cidade. As empresas Tumpex e Enterpa fazem uma rota de segunda-feira a sábado, recolhendo o material armazenado durante a semana pelos moradores. Esses resíduos são encaminhados para os núcleos de catadores situados nas zonas Leste e Norte e nesses núcleos os catadores separam papel/papelão, vidro, metal e plástico para serem comercializados com empresas de reciclagem.

Programação para esta quarta-feira no Armando Mendes

No lançamento do programa de coleta seletiva total nas escolas, vão ser apresentar os Garis da Alegria e o grupo de teatro da Comissão de Educação, Divulgação e Orientação sobre Limpeza Pública (Cedolp), da Semulsp.

Haverá também demonstrações sobre o funcionamento do serviço de coleta domiciliar diário, assim como apresentação de três vídeos do personagem “sujismundo”, que no início da década de 70 mobilizou o país numa campanha contra a falta de educação ambiental.

Fonte: Semcom PMM