24/09/21 | 18:34
Prefeitura de Manaus realiza palestra on-line sobre valorização da pessoa idosa

A Prefeitura de Manaus, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) e a Associação Brasileira de Alzheimer Abraz), realizou nesta sexta-feira (24) a palestra online:  O papel da escola e a valorização da Pessoa Idosa através do canal do Youtube da Semed. A ação faz parte de diversas atividades alusivas à Semana do Idoso, que tem como tema ‘Envelhecer com Saúde’, que tem como objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o processo de envelhecimento e a manutenção da saúde nessa fase.

O evento foi executado pela Gerência de Atividades complementares e Programas Especiais (GACPE), além da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (DAGE), do Departamento de Gestão Educacional (DEGE),

A primeira palestrante foi Maria Eliny Rocha, enfermeira mestra em gerontologia e Chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, da Semsa, e membro da Abraz. Para ela, a temática tem uma relevância fundamental para todos.

“O envelhecimento não é estático e nem começa só quando somos mais velhos, ele começa no momento do planejamento familiar e dura toda a nossa vida. É preciso que o idoso tenha um envelhecimento saudável e muito bem acompanhado, porque a dependência exige que a família se adeque ao momento da pessoa ”, disse Maria Eliny Rocha.

A segunda palestrante do evento foi Georgina Sarkis, assistente social, especialista em gerontologia e saúde do idoso e também membro da Abraz. Na ocasião, ela também comentou sobre a parceria entre a Semsa e a Semed e em como é preciso realizar mais momentos como esse.

“Apesar de o envelhecimento ser natural, todos devem se sentir motivados a participar e se tornar menos propensos ao isolamento. A socialização é imprescindível para manter o idoso feliz e disposto, para isso, estamos sempre buscando novos meios de integrar esse idoso no meio em que convive”, finalizou Georgina Sarkis.

O evento mostrou ainda que é importante estimular um envelhecimento ativo, no qual se busca otimizar as oportunidades de saúde, como participação e segurança para melhorar a qualidade de vida dos idosos (inserção dos idosos nos vários segmentos sociais, moradia, lazer, transporte, renda, entre outros).

Esta semana, a Semsa realizará, por meio das Unidades de Saúde, diversas ações como: palestras, rodas de conversas, avaliação da saúde, do cartão vacinal e de saúde bucal e ações de promoção de saúde nas escolas.

Texto: Ricardo Ramos / Semed