16/10/14 | 14:54
Prefeitura de Manaus quer combater obesidade com orientações de alimentação saudável

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 16, ações para marcar a programação do Dia Mundial de Alimentação Saudável (16 de outubro).  Segundo dados da pesquisa em Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, Manaus está em terceiro lugar entre as capitais com maior número de pessoas com obesidade, estimado em 19% da população adulta pesquisada.

As ações desenvolvidas nesta quinta-feira tiveram o objetivo de alertar a população sobre a importância da alimentação saudável para a saúde, principalmente no que se refere à prevenção da obesidade e de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A programação foi realizada em escolas e Unidades Básicas de Saúde.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Senador Álvaro Botelho Maia, na Vila Marinho (Compensa III), recebeu uma equipe de profissionais do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) que realizaram palestra educativa com fantoches e apresentação dos 10 Passos da Alimentação Saudável. O evento foi direcionado para crianças de três, quatro e cinco anos.

A nutricionista Elenize Alves, da equipe de Ações Nutricionais do Disa Oeste da Semsa, explicou que o trabalho junto às crianças é a melhor forma de garantir melhor qualidade de vida na fase adulta, prevenindo doenças.

“É essencial que as crianças possam entender que o importante é comer bem, evitar o excesso de sal, açúcar, biscoitos e refrigerantes. Além disso, as crianças são orientadas a comer uma maior quantidade frutas, verduras e legumes”, destacou Elenize Alves.

Para a diretora do Cmei, professora Maria do Socorro Melo Moreira, as ações realizadas pelos profissionais de saúde complementam as atividades de promoção da Alimentação Saudável, já realizada com os alunos durante as aulas e também por meio do cardápio da merenda escolar elaborado por uma nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “O mais importante é que as crianças estão aprendendo e passam a atuar como agentes multiplicadores em casa, envolvendo toda a família”, informou a professora.

O evento no Cmei Senador Álvaro Botelho Maia foi realizado também dentro da programação do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da Unidade Básica de Saúde da Família – Oeste 18, e que tem como meta avaliar a saúde dos estudantes, abrangendo questões como alimentação saudável, a avaliação antropométrica (peso e altura), avaliação da acuidade visual e verificação do cartão de vacina.

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Fotos: Assessoria de comunicação

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844