20/09/19 | 11:29
Prefeitura de Manaus projeta orçamento de R$ 1,5 bilhão para Semed em 2020

Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 19/9, a audiência pública para apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 do município. A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) esteve presente para apresentar os números que representam o maior orçamento do município. A previsão é que as ações voltadas à área de Educação somem recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão. O montante será usado na implementação e execuções de projetos e ações pedagógicas, além de gastos na área da infraestrutura e na parte administrativa do órgão.

A audiência pública contou com a presença de técnicos da Semed ligados a setores como: Departamento de Planejamento (Deplan) , Estatística e Gerência de  Matrícula, além  da  subsecretária  de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, de Infraestrutura e Logística da Semed, coronel Darcelo Cavalcante e Administração e Finanças , Tiago Sarubi.

De acordo com a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, duas audiências públicas setoriais foram realizadas para o fechamento dos números, com a participação da população e dos gestores da Semed.

“Sempre definimos que a nossa missão é fazer a educação básica de qualidade, com metas educacionais arrojadas. Trabalhamos direto na redução de custos das contas públicas, para que pudéssemos investir mais. Temos vários projetos de reformas acontecendo, além de cinco Centros Integrados Municipais de Ensino em construção, estamos atuando fortemente em programas de capacitação de professores. Tudo para atender a uma rede de mais de 240 mil alunos”, explicou a secretária, que também falou sobre o compromisso da prefeitura com a educação.

“Muito mais do que a discussão de orçamento, o que temos que ter em mente é que por traz desses números existe o esforço e o compromisso da gestão do prefeito Arthur Neto em fazer política pública de qualidade”, destacou a secretária.

As ações de 2019 e metas de 2020 da Semed foram apresentadas pelo subsecretário de administração e finanças, Tiago Sarubi. Entre as ações já executadas em 2019, o Programa de Gestão da Alfabetização, criado para implementar estratégias e oferecer suporte pedagógico aos educandos da rede.

Foi apresentado ainda a otimização no Programa Municipal de Alimentação Escolar e Transporte Escolar feito por ônibus e lanchas, que levam crianças a escolas ribeirinhas, além da modernização tecnológica que a Semed promove.

O subsecretário de Administração e Finanças, Thiago Sarubi, destacou que a audiência pública é importante para rever em conjunto com a sociedade civil e ações que garantam de fato uma educação de qualidade em Manaus.

“Quando a gente conseguir ouvir, entender e pensar junto com a sociedade civil nossas ações, melhoramos nosso trabalho, conseguimos focar pontualmente   no que realmente necessita para poder alcançar a nossa missão, que é promover a educação básica de qualidade”, frisou.

Agora a Secretaria Municipal de Finanças ficará responsável de consolidar os dados explanados na audiência pública pela Semed e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fechar a mensagem da lei orçamentária  e encaminhar para Câmara Municipal de Manaus e a pretensão é tão matéria seja aprovada pelo legislativo municipal até dezembro deste ano.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054