03/04/13 | 16:52
Prefeitura de Manaus inaugura Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy

O espaço dispõe de salas para fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, odontólogos, psicopedagogos, pedagogos, além da área de lazer com playground, quadra poliesportiva piscina e jardim. Inicialmente o Espaço irá atender 80 pessoas

Nesta terça, 2, data em que se comemora o dia mundial de conscientização do Autismo a Prefeitura de Manaus, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed), inaugurou o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Emaar), no bairro Alvorada II, zona oeste da cidade.

A cerimonia contou com a presença do Prefeito Arthur Neto, da primeira dama e secretária da Semasdh, Maria Goreth Garcia, a Chefa da Gerência de Educação Especial, Renir Formiga, do Subsecretário de Administração e Finanças, Luís Fabian, da Semed, vereadores da base aliada além de alunos e comunitários.

“A obrigação do governo é mudar a face de nossa cidade com obras audaciosas e importantes como esta. A inauguração prova que estamos comprometidos com o trabalho que nos propomos a fazer desde o início da nossa administração”, disse o Prefeito de Manaus Arthur Neto.

O centro atenderá, inicialmente, 80 crianças de seis meses a 14 anos que passarão por psicólogos, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiologistas, odontólogos, pediatras, fisioterapeutas e assistentes sociais. Além disso, a Semed comprometida com a relevância do trabalho que será realizado no Espaço de Atendimento, disponibilizou profissionais da educação como, psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.

O Emaar possui cinco salas de atendimento, área de lazer com quadra poliesportiva, piscina, playground além de consultório odontológico e clínico.

A mãe e comunitária, Amanda Souza, salientou que o Centro será importante, pois com uma ótima estrutura física e profissionais capacitados oferecidos pelo centro, reconhece que seu filho será muito bem atendido e desenvolverá rapidamente. “Estou feliz por ter um lugar próximo da minha casa, onde meu filho será atendido sem que eu tenha que pagar por isso, pois não tenho condições de pagar pelo serviço oferecido ao meu filho. Este Centro veio na hora certa” explicou a mãe.

Representantes de ONGs como a Associação de Amigos do Autista (AMA) e Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa) também participaram da inauguração.

O autismo é uma síndrome caracterizada por desvios de comunicação, atenção e imaginação e, consequentemente, problemas comportamentais. Mais frequente em meninos do que em meninas, os primeiros indícios ocorrem, geralmente, antes dos três anos de idade, e persistem por toda a vida. Alguns destes.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 0,6% da população do mundo tem traços do autismo. No Brasil são dois milhões e no Amazonas a estimativa é de 12 mil.