24/06/13 | 10:10
Prefeitura de Manaus inaugura Creche Virgínia Marília Mello de Araújo

Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Manaus, inaugurou a Creche Municipal Virgínia Marília Mello de Araújo localizada na Rua das Carapanaúbas, bairro Gilberto Mestrinho, Cidade do Leste, s/n. A cerimonia contou com a presença do Prefeito Arthur Neto, a primeira dama e secretária Goreth Garcia, o secretário municipal de educação Pauderney Avelino, vereadores, além de alunos e comunitários.

Essa é a quarta creche que a Prefeitura inaugura desde o início das atividades da atual gestão. A nova unidade educacional atende todos os padrões do Ministério da Educação (MEC). O espaço físico é amplo e está dividido em oito salas de aula, laboratório de informática, sala de brinquedo e vídeo, playground e um solarium.

Michele Correa está há três anos desempregada. Cuidar de sua filha, a pequena Yasmin Vitória, impediu uma inserção no mercado de trabalho. Hoje, ela acordou cedo, se arrumou e foi com a criança participar da inauguração da Creche Municipal Virgínia Marília Araújo, com a sensação que uma nova etapa de sua vida iria iniciar.

“Essa inauguração é um sonho. Essa creche além de educar minha filha vai me dar a possibilidade de voltar a trabalhar. Estou muito feliz. É um dia muito especial pra mim”, disse.

A diretora da creche, professora Ériza Passo, que trabalha há seis anos com educação infantil, diz estar impressionada com a excelência tanto do espaço físico quanto dos materiais pedagógicos utilizados e, principalmente, o compromisso da Prefeitura com a qualidade da educação oferecida e não com a quantidade de vagas.

“Cada sala terá, no máximo, 15 crianças. Assim os professores poderão desenvolver atividades pedagógicas com as crianças de maneira eficiente. Muitos pensam que a creche trabalha só o cuidar, mas não é verdade. Há conteúdo pedagógico de acordo com a faixa etária da criança”, explicou.

O Secretário de Educação, Pauderney Avelino, afirmou que a educação infantil é uma das prioridades da Semed e que já estão em construção mais 16 creches.

“Nós tínhamos uma creche, agora já são cinco entregues e mais 16 em construção para serem entregues em setembro. A educação infantil é uma das prioridades da gestão do Arthur. Essa é a creche mais bonita que já inauguramos”, falou.

O Prefeito Arthur Neto lembrou do compromisso da prefeitura com a educação e usou números para comprovar.

“Em 343 anos Manaus tinha uma creche, em menos de seis meses já tem cinco inauguradas”, ressaltou.

Homenagem

A família da homenageada esteve presente no evento. Muito emocionada a filha de Virgínia Marília Araújo, Cláudia Araújo, agradeceu a prefeitura pela homenagem.

“Obrigado ao Prefeito pela homenagem. Minha mãe sempre dizia que para subir na vida só há duas maneiras: conhecimento e estudo. Ela era jardineira, mas como professora de educação especial soube plantar a semente da educação na vida de muitas pessoas”, falou.