02/05/16 | 8:41
Prefeitura de Manaus, em parceria com a CBF, lança concurso de redação na rede municipal de ensino

30-04-16 - Concurso de Redação Copa Verde - Foto - Mário Oliveira (4)Foi lançado, em Manaus, o concurso de Redação “Copa Verde”. A disputa, que terá como tema “Redação Carbono Zero – Consciência Ambiental”, premiará a melhor redação de alunos de escolas públicas municipais da capital amazonense e estaduais do Pará.

A iniciativa, uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi anunciada no final da tarde desta sexta-feira, 29, na Escola Municipal Professora Dalvina Silva de Oliveira, no Parque Riachuelo, bairro Tarumã, zona Oeste. Poderão participar do concurso alunos de 14 e 15 anos da rede municipal. As dez melhores redações selecionadas serão avaliadas por uma banca da CBF.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou que a ação da CBF é importante para cidade. Segundo ele, o concurso além de unir educação e esporte, vai  ajuda a discutir um tema relevante, voltado para a conscientização e cuidado com o meio ambiente. “É uma iniciativa muito positiva da CBF, por isso a Prefeitura de Manaus só tem a agradecer pela parceria e pelo o gesto da confederação”, disse.

30-04-16 - Concurso de Redação Copa Verde - Foto - Mário Oliveira (6)“O mais importante perceber nisso tudo é que o prefeito Arthur Neto têm a sensibilidade de usar estes grandes movimentos mundiais e esportivos para qualificar a consciência das pessoas sobre abordagens tão importantes quanto esta, que une meio ambiente, educação e esporte. E a educação, que é pasta responsável pela construção de novos cidadãos, não poderia ficar de fora deste ação”, avaliou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Reconhecimento

A redação da aluna do 9º ano C, da Escola Municipal Professora Dalvina Silva de Oliveira, Nilandreina Reis do Nascimento, foi selecionada na unidade de ensino e agora segue para ser analisada por uma banca examinadora da CBF, juntamente com as demais produções textuais escolhidas entre alunos de cinco escolas municipais de Manaus.

30-04-16 - Concurso de Redação Copa Verde - Foto - Mário Oliveira (3)O texto foi escolhido após uma seleção interna da escola, que participaram 150 estudantes. No lançamento do concurso, a aluna leu a redação e impressionou pela qualidade do texto e pela forma que o assunto foi abordado.

“Fiquei impressionado com a qualidade da redação da Nilandreina. Ela escreveu impecavelmente sobre um tema extremamente difícil. Por isto, não me resta dúvida que Manaus estará muito bem representada pelos alunos da rede municipal”, enfatizou o prefeito.

Segundo a estudante, a conquista não foi alcançada apenas por mérito próprio. “Também foi mérito da minha mãe, que sempre estimulou o meu aprendizado e dos meus professores, que me apoiaram  e que deram todo o suporte teórico”, contou.

A mãe de Nilandreina, a  dona de casa Audirene Nascimento, fez questão de acompanhar a filha no lançamento do concurso. Para a Audirene, o momento foi tão significativo que a emocionou. “Como mãe o sentimento é de dever cumprido, muito orgulhosa e emocionada com o desempenho da minha filha”, disse.

Premiação

30-04-16 - Concurso de Redação Copa Verde - Foto - Mário Oliveira (5)As redações devem ter no máximo 30 linhas e serão avaliados quesitos como conteúdo e domínio da Língua Portuguesa. Os vencedores do concurso, um da rede municipal de Manaus e outro da rede estadual do Pará, acompanharão a final da Copa Verde 2016, no jogo entre Gama e Paysandu, que será no dia 11 de maio, em Brasília, com direito a um acompanhante cada. Os alunos também terão acesso aos vestiários dos jogadores, além de ganhar uma camisa da Seleção Brasileira autografada.

As redações campeãs ainda serão publicadas no site da CBF e na página oficial do Facebook da confederação. O resultado final do concurso, com os nomes das escolas e alunos selecionados será disponibilizado no dia 6 de Maio, no site da CBF.

Em Manaus, foram selecionadas para participar do concurso as Escolas Municipais Vicente de Paula, Professora Dalvina Silva de Oliveira, Jarlece da Conceição Zaranza, Jorge Resende e Arthur Engrácio, que desenvolvem o Programa Transforma, de iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que tem como objetivo deixar um legado educacional para as cidades onde acontecerão os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Texto: Emerson Felipe/Semed

Fotos: Mário Oliveira/ Semcom

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054