01/12/21 | 13:15
Prefeitura de Manaus e Vila Sésamo encerram projeto de educação financeira em escolas da Semed

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Vila Sésamo, e o apoio da MetLife Foundation, encerrou nesta quarta-feira, 1º/12, o projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Família” para crianças da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encerramento aconteceu pelo Youtube, no canal da “Semed Educação Manaus”, e contou com a participação de mais de 700 pessoas, entre professores, gestores e coordenadores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal que atuam na educação infantil.

O objetivo da ação é estimular a educação financeira, desde a primeira infância, como estratégia fundamental do desenvolvimento econômico, do empreendedorismo, da geração de renda e da empregabilidade.

O assessor técnico da área pedagógica da Semed, Luís Feijão, participou do evento representando o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, e agradeceu a  a participação de todos que contribuíram com as atividades do projeto desenvolvido nas escolas.

“Em nome de toda a equipe gestora da Semed, agradeço a colaboração dos professores e famílias que contribuíram para que esse projeto acontecesse de forma significativa nas escolas. Dessa forma, nossas crianças compreenderam sobre o empreendedorismo, isso não seria possível sem a participação de todos”, afirmou Feijão.

O projeto é desenvolvido nas unidades de educação infantil desde 2016, e é coordenado na Semed pela Divisão de Educação Infantil (DEI). Este ano, participaram 221 unidades, entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e escolas mistas.

De acordo com a chefe da DEI, Cláudia Regina Magalhães, a Semed visa ao fortalecimento financeiro junto às famílias das crianças e todos os projetos contam com o apoio do prefeito David Almeida.

“A Semed desenvolve um trabalho forte com as crianças, seja nas creches, nos Cmeis e nas escolas mistas, no qual as diretrizes curriculares educacionais da educação infantil dão suporte a todo trabalho realizado pelos nossos professores e as famílias, já que a comunidade precisa estar presente nesse momento. Todas as nossas ações contam com o apoio do prefeito David Almeida, o que faz com que a praxe do professor seja respaldada pelo ato de planejar e conquistar uma educação de qualidade”, comentou Cláudia.

A diretora Educacional da Vila Sésamo no Brasil, Júlia Tomchinsky, disse que o projeto é executado em mais de 150 países e que Manaus sempre foi protagonista durante toda a caminhada que participou da ação.

“O Sésamo iniciou em 2014, já passou por três fases. A primeira foi até 2019; já a segunda fase foi de 2019 a 2020, que dos nove países ficaram apenas três e com cinco municípios e Manaus sempre ali protagonizando e destacando nesta caminhada. Este ano, estamos concluindo a terceira fase, que colocamos como autodoação, onde o parceiro manifesta interesse e assume a responsabilidade de implantar o projeto por conta própria e a quarta fase, que será de 2022 a 2023, que só acontecerá em dois países que são Brasil e México, e mais uma vez Manaus segue firme e forte conosco”, destacou Júlia.

Durante a live, foram apresentadas as atividades realizadas nos centros de ensino, por meio de apresentações culturais, músicas, vídeos, relatos de experiência e até um Jornal TeleSésamo. Ao fim do evento, todas as unidades de ensino e coordenadores das DDZs ganharam um certificado simbólico.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed