06/11/13 | 14:35
Prefeitura de Manaus assina Termo de Parceria com UNICEF para a implantação da Plataforma dos Centros Urbanos

O Prefeito de Manaus Arthur Neto assinou o Termo de cooperação e parceria com o UNICEF para a implantação da Plataforma dos Centros Urbanos na tarde desta terça, 05, na sede da Prefeitura de Manaus, acompanhado da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Goreth Ribeiro e do Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino.

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF que tem por objetivo contribuir para a redução das desigualdades nas grandes cidades brasileiras, melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes, especialmente daquelas que têm seus direitos violados.

A solenidade de lançamento da Plataforma em Manaus contou com a presença do Chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, Unai Sacona  e representantes das Secretarias Municipais. A iniciativa do fundo das nações unidas para a infância prevê uma série de ações,  em conjunto com a Semasdh e Semed.

O Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltou  que as ações da plataforma darão subsidio às ações pedagógicas, já existentes na Semed, como os cadernos de atividades que vão ajudar na base da educação das crianças, a partir dos 5 anos de idade.

“A qualidade do ensino em Manaus carece da junção dos nossos esforços, em ações pedagógicas e sociais, preservando a diversidade cultural do nosso povo e elevando, assim, o processo de alfabetização das nossas crianças” disse Pauderney.

A implantação da Plataforma promoverá a mobilização das comunidades populares na construção de iniciativas voltadas para meninos e meninas. Segundo a secretária Goreth Ribeiro, a partir dessa parceria com o UNICEF  a Semasdh terá uma abordagem mais qualificada junto às crianças que são atendidas. “Essa parceria é muito importante, daremos o melhor de nós para as nossas crianças e adolescentes” enfatizou.

“O selo do UNICEF é bastante significante para planejar e executar nossos planos, através dele iremos colher coisas valiosas para a educação”. Foram as palavras do prefeito Arthur Neto, ressaltou, ainda, que o UNICEF e UNESCO são ótimas companhias para a Prefeitura de Manaus na perspectiva das ações sociais desenvolvidas nas secretarias. “Precisamos valorizar e preservar a nossa identidade e riqueza cultural”, disse o prefeito.

Sobre a Plataforma

A plataforma dos Centros Urbanos propõe pensar a cidade a partir de seus territórios intraurbanos. O segundo ciclo da Plataforma vai de 2013 a 2016 e contempla oito capitais brasileiras. A parceria com a prefeitura de Manaus e o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente gira em torno do compromisso da melhoria de dez indicadores, por meio de investimento em politicas públicas e do fomento à participação politica e social.