14/07/15 | 17:29
Prefeitura de Manaus apresenta Programa de Preparação para Aposentadoria

CS - 14-07-15 - Programa de Preparação para Aposentadoria (1)A Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) fizeram a sensibilização e divulgação oficial do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). Com o tema “Venha conhecer a beleza de ser um Eterno Aprendiz”, a solenidade do PPA foi realizada, na manhã desta terça-feira, 14, no auditório Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O PPA quer promover a qualidade de vida do servidor e minimizar possíveis consequências do processo de aposentadoria, apresentando aos inseridos nesse contexto novas perspectivas de vida por meio de uma estrutura modular com palestras e oficinais nas abordagens: emocionais, sociais, saúde, organizacional, legal e de empreendedorismo.

CS - 14-07-15 - Programa de Preparação para Aposentadoria (6)O evento integra o plano de preparação para a aposentadoria “Eterno Aprendiz” protagonizado pelo TCE-AM, em conjunto com os órgãos da esfera privada, pública federal, estadual e municipal.

A coordenadora da Universidade da Terceira Idade (Unati), Kenia Mota, apresentou a primeira palestra do encontro, falando dos direitos do idoso, e deu dicas sobre o que deve e não deve ser feito pelo servidor que se aposenta.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, ressaltou que muitas vezes o processo de aposentadoria é delicado. “É nosso dever ajudar esses servidores a se prepararem para esse novo momento. Nós, que somos militantes da educação e os profissionais da saúde, na verdade, temos uma vida muito dura. A aposentadoria é um momento importante e difícil, muitas vezes, pois sabemos que muitas pessoas, como acontece na rede municipal de educação, que são apaixonadas pelo que fazem, têm dificuldades para deixar o trabalho. É um dever nosso ajudá-los nessa transição e contar sempre com a parceria do trabalho voluntário daqueles que quiserem continuar conosco em prol da educação”, salientou.

CS - 14-07-15 - Programa de Preparação para Aposentadoria (8)Para o secretário da Semad, Gilmar Nascimento, o encontro deve ser visto como uma “quebra de paradigma”, pelo fato de a sociedade muitas vezes colocar a aposentadoria como o fim de um processo.

“Na realidade, nós devemos mudar isso e ter um pensamento que o idoso e aquele servidor sexagenário têm muito a contribuir pela sua experiência e precisa ser visto como um mestre. O servidor, que muito colaborou com a sociedade e para cidade de Manaus, com suas ideias e força de trabalho, pode continuar contribuindo, migrando apenas para uma ocupação mais saudável. Nós queremos que nosso idoso, servidor e trabalhador comece a especializar-se para se tornar uma diretriz”, destacou.

Na Semsa, a chefe do serviço social da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Dora Lúcia, explicou que a secretaria já atende os pré-aposentados e está realizando um trabalho conjunto com todas as secretarias envolvidas no programa. “Com essa iniciativa do TCE, todas as secretarias do município resolveram se unir para trabalhar a questão do pré-aposentado. A parceria se deu como um todo, ou seja, cada secretaria disponibiliza o que tem, não só os técnicos, mas também seus serviços. De acordo com a temática dentro do programa, a Semsa realiza palestras com psicólogos, médicos, nutricionistas, entre outros profissionais”, explicou.

A chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do TCE, Merisa Mendes, explicou que o PPA começou em 2011, em parceria apenas com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) mas, ano passado conseguiu a participação de todas as instituições.

“Esse é o diferencial do programa: a integração das secretarias. Nós percebemos que instituições tão diferentes e com institutos jurídicos também diferentes apresentaram problemas tão parecidos”, destacou.

Durante a apresentação do programa, Humberto Beltrão, 62, servidor da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), foi categórico. “Vou praticar esportes e se tiver oportunidades, ainda vou trabalhar e garantir uma renda extra”, disse.

Marlice de Souza, da Semad, está no serviço público há 59 anos. Ela já se aposentou, mas continua trabalhando e garante. “Eu estou aqui para ser exemplo”, disse a servidora, que já está com 75 anos.
A programação contou ainda com a apresentação do grupo de canto “Vozes de Ouro”, da Fundação Dr. Thomas.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054