06/08/19 | 9:16
Prefeitura dá início às comemorações dos 13 anos da Lei Maria da Penha

Prefeitura de Manaus deu início ao mês alusivo às comemorações dos 13 anos da Lei Maria da Penha, a lei que garante a proteção das mulheres contra qualquer tipo de violência. A abertura ocorreu na tarde desta segunda-feira, 5/8, e envolveu alunos das escolas municipais Maria do Socorro e Themistocles Gadelha.

A ação é realizada pela Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em prol dos alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental do município de Manaus.

Mais de 300 estudantes das duas escolas municipais da zona Leste de Manaus irão prestigiar o projeto Teatro Móvel, que traz a Manaus o espetáculo “Eu consigo”, aprovado pelo Ministério da Cidadania e patrocinado pela empresa Uber Technologies.

Aproximadamente 70 alunos participaram do primeiro espetáculo. A apresentação, que tem a duração de 45 minutos, ensina aos alunos de uma forma lúdica temas como: igualdade de gênero e a representatividade da mulher no século 21, por meio do teatro e da música.

“Essa é uma discussão muito bacana a ser feita por meio de teatro e apresentações, para que a gente possa contemplar os alunos do município com essa reflexão de uma forma bastante lúdica e prazerosa”, destacou a subsecretária de gestão educacional, Euzeni Trajano.

Para a estudante Yara Gregório, 15, do 9º ano do ensino fundamental, da escola municipal Professora Maria do Socorro Azevedo de Oliveira, a apresentação foi esclarecedora. “Achei uma ideia bastante original e única. Essa peça me trouxe muito conhecimento sobre a importância da mulher na sociedade e achei bastante interessante o que foi trabalhado. O que os atores ressaltaram pode contribuir bastante para estimular e motivar as mulheres a serem melhores e únicas”, disse.

Outro aluno que participou da abertura do projeto foi o Walderson Nascimento, 14, também do 9º ano. “Achei incrível, principalmente para os homens entenderem o lado das mulheres e não ficarem ligados nos padrões que a sociedade moderna impõe, como é o caso de algumas profissões já exclusivas para homens, tipo engenharia. Eu achei bastante esclarecedor”, comentou.

As apresentações se estendem até a próxima sexta-feira, 9, passando por outras escolas da rede municipal e pela Subsecretaria da Mulher.

Programação
Para firmar o compromisso no combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o governo do Estado, montou uma programação alusiva ao dia 7/8, data de aniversário da Lei Maria da Penha. A programação conta com certificações de 52 mulheres, que foram capacitadas nos cursos oferecidos pelo Executivo municipal, além da premiação dos alunos que participaram do segundo concurso de redação com a temática: “Basta de violência doméstica contra a mulher”.

Também ocorrerá assinatura do termo de Cooperação Técnica entre a Semasc e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), para desenvolver o projeto “Resgatando Marias”, com o objetivo de capacitar as mulheres assistidas pela Subsecretaria da Mulher.

“Todas as ações são feitas para que as mulheres assistidas pela Subsecretaria e a Rede de Proteção sintam-se acolhidas, como se estivessem em casa. Promovemos uma melhor qualidade de vida para a mulher, que infelizmente tem seus direitos violados, para se tornar uma nova mulher”, disse a subsecretária da Mulher, Socorro Sampaio.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed e Jordana Santos/ Semasc

Fotos – Eliton Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054