02/10/18 | 8:46
Prefeitura dá inicio as atividades da Semana do Idoso

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 1º/10, no Parque Municipal do Idoso, a  abertura da Semana Municipal do Idoso, que em 2018 tem como  tema ‘Valorizando a vida que se inicia e se prolonga em todos os momentos’.

Estiveram presentes 37 alunos atendidos pela Semed, por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja) e Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi). A ideia da semana é estimular práticas evolutivas e as experiências de vida das pessoas idosas.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, falou sobre o trabalho que a Semed realiza no atendimento às pessoas idosas e destacou o trabalho de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa, por meio do Promeapi, que atende atualmente 690 alunos.

“Damos a oportunidade para  pessoas que nunca tiveram a chance de estudar, ou pararam há algum tempo, de estar em sala de aula, ou retomar os estudos.  A Semed, junto com outros órgãos  da Prefeitura, procura investir no reconhecimento dessas pessoas, com  um trabalho tranversalizado, buscando valorizar os idosos de Manaus”, disse.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, comemorar o dia 1º de outubro que além de ser o dia Nacional do Idoso, é a data na qual o Estatuto do Idoso completa 15 anos em vigor, é um conquista importante para todos que buscam melhorias para a terceira idade.

“A comemoração pelo Dia do Idoso é parte de uma política de valorização intensificada na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e parte do princípio de que, apesar de o envelhecimento ser natural, todos devem se sentir motivados a participar e se tornar menos propensos ao isolamento. A socialização é imprescindível para manter o idoso feliz e bem disposto, para isso, estamos sempre buscando novos meios de integrar esse idoso no meio em que convive”.

Programação

A programação da Semana do Idoso da Semed vai até a próxima  sexta feira, 5/10, nos  37 locais em que são realizadas as aulas do Promeapi, segundo explicou a coordenadora do Cemeapi, Clélia Maia. “Durante a semana acontecerá uma extensa  programação que irá trabalhar, por exemplo, o empoderamento da pessoa idosa,  o estatuto do Idoso, por meio de palestras e atividades diferenciadas”, contou.

A programação contará, ainda, com a exposição de banners das práticas pedagógicas do IV Workshop do Programa de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa; apresentações culturais da Instituição Unidos do Lírio do Vale, entre outras atividades.

Para a aposentada, Raimunda de Oliveira, de 68 anos, que estuda no Parque Municipal do Idoso, a atividade é estimulante. “Eu acho bem legal participar desses momentos, porque vamos ter a oportunidade de entrar em contato com outros idosos, fazer coisas novas e aprender algo diferente”.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Patryck Vieira

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054