25/08/15 | 9:28
Prefeitura dá início a MBA em Gestão Pública com aula magna na Espi

RRA_0350A Prefeitura de Manaus começou, na noite desta segunda-feira, 24, o curso de MBA em Gestão Pública em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A solenidade aconteceu na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão responsável pela concepção do curso e local em que as aulas formais vão acontecer ao longo dos próximos 16 meses. No total, 45 servidores públicos vão cursar a especialização, que tem previsão de conclusão para dezembro de 2016.

O MBA teve seu início com a aula magna proferida pelo ex-diretor da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA, Randolfo Bittencourt, um dos responsáveis pela criação do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Todos os alunos aprovados no certame marcaram presença na aula, que também foi prestigiada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pela diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, e pela coordenadora de Qualidade do Ensino da ESO/UEA e coordenadora do MBA, Márcia Ribeiro Maduro.

RRA_0272A parceria entre a prefeitura e a universidade para a realização da especialização específica para servidores foi firmada no dia 8 de julho, por meio de assinatura de termo de cooperação técnica. Antes de fechar com a UEA, a Espi analisou propostas de 12 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado. Com a parceria, coube à UEA o trabalho de exame, processo de classificação e disponibilização de equipe docente. Já o Município ficou responsável pelo custeio do MBA e a cessão do espaço físico, por meio da própria Escola.

Os 45 aprovados para o curso de especialização – sendo 36 efetivos do Município e outros nove celetistas, comissionados e RDA’s – participaram de certame realizado pela UEA, no último dia 9 de julho, ocasião em que estavam aptos a concorrer 453 servidores que tiveram documentação aprovada pela Espi. Os classificados foram definidos pelas notas finais no exame e pelos critérios de tempo de serviço e maior idade, como forma de dar prioridade aos efetivos da Prefeitura.

Servidores da Semed são maioria

RRA_0259A secretaria destaque do certame foi a pasta de Educação do Município, que teve 19 das 45 vagas preenchidas por seus servidores. Já o primeiro lugar geral ficou com o servidor Cláudio Marcelo, que está há 19 anos na Prefeitura e atua pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef). Para ele, a iniciativa do MBA é importante para a qualificação do funcionalismo público.

“Estou na prefeitura há 19 anos e pela primeira vez eu vejo a iniciativa de oferecerem condições de aperfeiçoamento para o servidor. Minhas expectativas agora são as melhores possíveis. Sabemos que o processo seletivo foi sério, que a instituição que vai promover o MBA, é uma instituição séria, então sabemos que quando sairmos do curso, teremos um conteúdo de gestão pública para poder traduzir em benefícios para a sociedade”, avalia.

RRA_0399Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, a iniciativa é o início de um extenso processo de capacitação do funcionalismo público. “É apenas o início. Nós queremos mais. Estamos inagurando um projeto, exclusivo para professores. Pense na vantagem para a cidade que é ter pessoas qualificadas, com devolução [ao município] em serviços de qualidade. A chave do tesouro, a chave do futuro é aberta pelo conhecimento, e o conhecimento vem com educação de boa qualidade”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal também destacou o papel da UEA no processo. “A UEA foi perfeita. Fez um acordo com a gente muito bacana, nos deu todo o amparo técnico, nos deu todo o know-hall deles”, resumiu, lembrando, ainda, da atuação da Espi durante o processo de análise de proposta. “A professora Luiza Bessa (diretora-geral da Escola) teve uma atuação importante, assim como a Kátia Helena (Schweickardt, secretária da Semed), o secretário Gilmar (Nascimento, da Semad)”, disse Arthur.

A secretária municipal de Educação, Kátia Shcweickardt, destacou a alegria em saber que 19 profissionais da Semed conquistaram parte das 45 vagas disponíveis, após passarem por uma seleção criteriosa feita pela UEA. “Sempre digo que nosso pessoal da rede municipal de educação não deixa nada a desejar ao que hoje é oferecido de serviço pela rede privada de educação em Manaus. Desde o início da gestão do prefeito Arthur, a gente vê a composição que ele faz ao Governo, o esforço em enxugar a máquina, de trabalhar com foco e metas arrojadas no período de crise e tão difícil. Isso mostra o compromisso com a gestão pública de qualidade. E a Semed ganhando cada vez mais profissionais qualificados”, comemorou.

Foto: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054