10/10/13 | 17:55
Prefeitura construirá 40 escolas nas zonas rural e ribeirinha

A Prefeitura de Manaus vai construir 40 escolas nas zonas rural e ribeirinha. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, durante a reinauguração de mais uma unidade na zona Oeste. Segundo Pauderney, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a elaboração do edital de licitação e a expectativa é que já no primeiro semestre de 2014 as primeiras escolas comecem a ser construídas.

“Escolas que estão caindo, escolas de madeiras, que foram construídas há muito tempo e estão inadequadas serão reconstruídas, além das novas unidades que estão previstas para as localidades mais carentes. No mês do aniversário da cidade esperamos ainda entregar três novas creches para população”, divulgou o Avelino.

Durante a reinauguração da Escola Municipal São João, no bairro Redenção, zona Oeste, o secretário destacou também que a reforma do prédio, abandonado há três anos, possibilitou que mais uma unidade passasse a ter estrutura própria e não alugada.

A Prefeitura aguarda a liberação de mais US$ 200 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que serão investidos, principalmente, na melhoria da educação.

“Grande parte desses recursos será destinada para a construção de novas escolas. Com isso, a substituição de prédios velhos por escolas novas será um processo de médio e longo prazo. Digo mais, onde tiver escola alugada e a estrutura for adequada vamos desapropriar para torná-la própria da Prefeitura”, ressaltou o secretário da Semed.

A Escola Municipal São João foi entregue aos cerca de 400 alunos, do 1º ao 5º ano, com seis salas de aulas, incluindo Telecentro. Para a diretora Rosa Maria da Silva, a maior conquista foi da comunidade escolar. “Aqui nesse espaço, com salas de aulas climatizadas, temos um ambiente propício para educação, com certeza, os alunos é que vão ganhar no aprendizado e na vida”, comentou a gestora.

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)