13/02/12 | 15:34
Prefeitura começa a instalar telecentros nas escolas

A Prefeitura de Manaus inaugura, nesta terça-feira (14), os dois primeiros Telecentros que funcionarão na rede municipal de ensino. Até o final do ano, estarão em pleno funcionamento 219 espaços deste tipo nas unidades de ensino do município, propiciando maior conhecimento tecnológico a alunos e comunitários.

O primeiro telecentro a ser inaugurado fica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Tereza de Calcutá, localizada na rua Onix, sem número, Nova Floresta. A inauguração será às 9h, e contará com a presença do secretário municipal de Educação, Mauro Lippi. No mesmo dia, às 15h, será inaugurado o segundo telecentro, desta vez na Escola Municipal de Ensino Raimundo Theodoro Botinelly Assumpção, na rua 16 de agosto, sem número, Riacho Doce 3, Cidade Nova.

Os telecentros estão sendo implantados a partir de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e são espaços com computadores conectados a internet, onde todos os alunos da escola poderão ter acesso a internet e usar livremente os equipamentos. Os computadores também estarão disponíveis para os comunitários, que poderão participar de cursos de capacitação tecnológica via internet e outras atividades na internet. O sinal de internet sem fio também será liberado para a comunidade em horários variados durante o dia.

Para isso, basta que as pessoas façam um cadastramento, na hora do acesso, apresentando documentos de identidade e CPF. Quem se cadastrar em um telecentro poderá ter acesso a qualquer um dos 219 que serão implantados na cidade.

Os telecentros serão administrados por servidores da Semed e funcionarão com seus recursos voltados para a inclusão digital dos cidadãos, bem como para a formação da população em geral por meio de cursos e oficinas mediados por monitores treinados pela Prefeitura e pelo MCTI.