04/11/14 | 15:56
Prefeitura avalia desempenho de alunos do Programa da Aceleração e Aprendizagem

Pelo menos 100 educadores da rede municipal participaram, nesta terça-feira, 4, do 2° Workshop de Interdisciplinaridade e Integração de Saberes em Classes de Aceleração da Aprendizagem, realizado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Durante o evento, foram apresentados os trabalhos de desempenho das 139 turmas participantes do Programa Aceleração da Aprendizagem (PAA).

O projeto propõe corrigir o fluxo escolar dos estudantes com distorção idade/ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de abordar uma proposta interdisciplinar que visa favorecer o elo entre as diferentes áreas de conhecimento. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) atende 3.745 mil estudantes, totalizando 114 escolas, nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs).

Em 2014, o ano letivo iniciou com 918 alunos do PAA alfabetizados. Até o segundo bimestre, o programa alcançou o número de 1.347 mil alunos alfabetizados. O secretário municipal de educação, Humberto Michiles, avaliou o desempenho positivo do projeto.

“A criança ou o jovem que repete o ano acaba sendo levado para o caminho do abandono escolar. Ele vai ficando desmotivado, vai se sentindo com a autoestima mais baixa. É um desafio que estamos enfrentando da melhor maneira possível e obtendo sucesso. Agora, com o reforço do Instituto Ayrton Senna, vamos continuar mantendo a qualidade do trabalho em prol da educação desses alunos”, afirmou Michiles.

A coordenadora do PAA, professora Kléssia Maia, comentou que o workshop foi criado para que os educadores participem e compartilhem experiências que deram certo. “O workshop surgiu da necessidade de socializarmos com toda a comunidade escolar as práticas interdisciplinares realizadas em sala de aula”.

Desde quando o programa foi criado, em 1998, a professora Catarina Marinho leciona para turmas do PAA na Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza. Emocionada, ela comentou sobre o trabalho que desenvolve há 16 anos. “Eu sempre digo que sou educadora, nasci para ser educadora. No PAA, não trabalhamos só o desenvolvimento da aprendizagem, mas a educação moral para a formação da vida, tendo a preocupação com a ética e com o social. O carinho é incalculável e saber que pude contribuir me deixa muito feliz”, comentou.

Texto: Luana Carvalho / Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92)3632-2054