11/02/15 | 9:51
Prefeitura amplia Sistema de Ensino Aprende Brasil para 100 escolas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estendeu o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, para 100 unidades de ensino. Neste ano, alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental de 29 escolas da zona Rural, sendo duas ribeirinhas e o restante rodoviárias, passam a fazer parte do sistema.  No ano passado, 71 escolas da zona urbana já eram atendidas pelo Aprende Brasil.

Por conta da expansão do atendimento, a secretaria e a editora estão realizando reuniões com educadores das escolas que estão integradas ao sistema, assim como com os técnicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

Os encontros iniciaram na segunda-feira, 9. Nesta terça-feira, 10, os gestores das escolas receberam informações sobre o funcionamento geral do programa. Na quarta-feira, 11, o ciclo de reuniões será finalizado com a participação dos pedagogos.

De acordo com a coordenadora do Aprende Brasil na Semed, Suely Ribeiro, os alunos e professores das unidades de ensino receberão quatro livros didáticos de todas as disciplinas. “O objetivo desses encontros com a equipe técnica da Semed e os educadores é passar as informações sobre a funcionalidade do sistema na rede. Esse ano, a secretaria optou por trabalhar com os alunos dos anos finais, principalmente os estudantes do 9º ano, que vão se submeter à avaliação da Prova Brasil”, comentou.  A Semed trabalha com o Aprende Brasil desde 2011.

A Escola Municipal Vicente Mendonça, bairro Grande Vitória, zona Leste, é uma das unidades beneficiadas com o programa. Segundo o diretor, Francisco Sérgio, cerca de 700 alunos do 6º ao 9º ano serão atendidos, o que pra ele é fundamental visando à melhoria do processo de ensino aprendizagem. “O projeto tem sido muito positivo, tanto que avançamos nos resultados da escola. Na reunião foi abordado o conteúdo programático, com focos nos anos finais. Com os ajustes e a nova metodologia, vamos conseguir o objetivo da rede: ficar entre as dez melhores escolas do Brasil”, disse.

A Escola Municipal Vicente de Paula, localizada na Japiinlândia, zona Sul, trabalha desde o ano passado com o sistema de ensino e com a ampliação atenderá a 1.100 alunos do 6º ao 9º ano até o final do ano letivo.

Ainda visando melhorias no processo de ensino, a Semed, em parceria com o Aprende Brasil, realizará simulado e curso intensivo preparatório para os alunos do 9º ano. A meta é qualificar os estudantes para qualquer concurso.

Aprende Brasil

O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto de soluções para potencializar a qualidade da rede pública de ensino. Os conteúdos de um ano dão continuidade aos do período anterior, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar para os alunos do município. O sistema de ensino também conta com o hábile, um sistema de avaliação do desempenho dos alunos e que auxilia no seu desenvolvimento escolar.

 

Fotos: Cleomir Santos

Texto: Paulo Rogério Veiga

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054