31/03/16 | 17:23
Prefeitura adere à parceria com TCE para capacitar 3,6 mil servidores municipais

Lançamento do prog. de cursos de pós parceria SEMED - ESPI -TCE - Fotos Rodemarques   (48)Três mil e seiscentos servidores municipais serão capacitados, a partir deste ano, com cursos de aperfeiçoamento profissional ou especialização. A iniciativa é resultado da adesão da Prefeitura de Manaus a um programa do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições foi assinado nesta quinta-feira, 31, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior.

Durante a solenidade, realizada na sede do Tribunal (zona Centro-Sul), também estiveram envolvidas a Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).

Lançamento do prog. de cursos de pós parceria SEMED - ESPI -TCE - Fotos Rodemarques   (39)De acordo com o prefeito, a parceria vai possibilitar que o Executivo Municipal continue investindo na capacitação de seus servidores, sobretudo do professorado, mesmo diante às dificuldades financeiras impostas pela crise econômica que afeta o Brasil.

“Essa é uma solução criativa, experiente e que mostra nossa capacidade de gestão em momentos como esse. A iniciativa dessa Corte de Contas vai possibilitar que tenhamos gestores mais preparados e, principalmente, educadores mais qualificados. Essa sempre foi a nossa principal meta, proporcionar avanços significativos na qualidade da educação”, destacou o prefeito.

“É uma proposta que irá se estender às demais prefeituras e instituições públicas do interior. O nosso objetivo é favorecer na capacitação profissional dos servidores de todo o Estado para que, desta forma, a população se beneficie com um melhor atendimento e melhores serviços”, complementou Ari Moutinho Junior.

Lançamento do prog. de cursos de pós parceria SEMED - ESPI -TCE - Fotos Rodemarques   (9)Com a parceria, serão ministrados oito cursos, sendo cinco de especialização e três de aperfeiçoamento. As especializações terão duração de 18 meses e os aperfeiçoamentos 12 meses. A Espi ficará a cargo de 2,1 mil vagas, que serão dividas entre os cursos de Especialização em Governança Pública (100 vagas); Aperfeiçoamento em Governança Pública (500 vagas) e Aperfeiçoamento em Administração Pública Gerencial.

“O preenchimento das vagas se dará por meio de edital, na verdade, teremos 100 vagas para especialização em nível de MBA que terão edital específico. Outro processo de seleção será feito para as demais vagas em nível de aperfeiçoamento”, explicou a diretora geral da Espi, Luiza Bessa.

Lançamento do prog. de cursos de pós parceria SEMED - ESPI -TCE - Fotos Rodemarques   (27)Tão logo comecem as inscrições, todo o processo será divulgado no portal da prefeitura (www.manaus.am.gov.br), assim como no portal da escola (portalespi.manaus.am.gov.br), além da comunicação direta aos servidores pela equipe de divulgação da Espi.

Capacitação específica para professores

A Semed será responsável pelo gerenciamento do maior número de vagas, totalizando 1,5 mil para seus servidores. Os cursos geridos pelo órgão de Educação são os de Especialização em Alfabetização e Letramento (500 vagas); a inédita Especialização em Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos (400 vagas); Especialização em Educação na Perspectiva do ensino estruturado para autistas (200 vagas) e Especialização em Inclusão Escolar (400 vagas).

A secretária da Semed, Kátia Helena Schweickardt, disse que os cursos representam uma das ações para o cumprimento de metas do Plano Municipal de Educação (PME). “A meta 16 do nosso PME trata da qualificação dos nossos educadores e está estabelecido que, até o final de 2024, teríamos que ter 50% dos professores efetivos da rede pós-graduados. Hoje a nossa rede tem cerca de 10 mil professores efetivos e 42% deles já são pós-graduados”, comentou.

Até 2017, por meio da parceria com o TCE, o Município passará a ter 57% do quadro de professores com pós-graduação.

 

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054