10/02/15 | 10:22
Prefeito destaca avanços na educação e expansão da rede municipal de ensino durante mensagem à CMM
Durante a leitura da mensagem governamental do executivo, na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, destacou os avanços obtidos pela educação em 2014, como a meta alcançada, pela primeira vez, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o concurso público para professores com 1.145 aprovados. O secretário Municipal de Educação (Semed), Humberto Michiles, e os demais secretários prestigiaram o evento.

Arthur reafirmou, também, o compromisso em acabar com os alugueis de imóveis que abrigam escolas.
“Hoje, 176 escolas ainda funcionam em prédios alugados, com custo anual de R$ 30 milhões aos cofres públicos. Há dois anos que não se reajustam os valores desses alugueis e assim vai continuar. Para acabar de uma vez por todos com isso, contamos com a parceria do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”, ressaltou.
O chefe do executivo municipal lembrou ainda que Manaus tem a terceira maior rede de educação municipal do País, com aproximadamente 240 mil alunos, ficando atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo, e que este ano irá crescer ainda mais, uma vez que serão construídas 16 novas unidades de ensino.
“Destas 16 novas escolas que iremos construir em 2015, oito serão com recursos próprios e oito por meio de financiamento junto ao BID. Serão escolas enormes, que serão uma marca e um modelo para outras serem iguais a essas daqui para frente. Não serão oito escolas quaisquer, serão escolas realmente especiais”, destacou.
Creches

O Prefeito de Manaus também salientou o avanço de sua gestão na construção de creches. Arthur lembrou que em janeiro de 2013, quando assumiu a prefeitura, a cidade possuía apenas uma creche e que hoje já são 11 em funcionamento em todas as zonas da capital.
“Ainda é pouco. Apenas 10% das crianças entre 1 três anos têm vaga assegurada em creches públicas e por isso estamos acelerando a construção de novos espaços dignos, dentro dos melhores padrões de qualidade para receber as crianças e dar oportunidade às famílias para trabalhar e melhorar de vida. Muitas creches serão entregues este ano, com recursos próprios e do governo federal”, disse.
Orçamento

Durante a leitura, foi que informado que o orçamento destinado à educação vem em constante crescimento desde 2013. Para este ano, cerca de R$ 1 bilhão será voltado para a educação.
TEXTO: THIAGO BOTELHO
FOTOS: LTON SANTOS

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054