29/05/15 | 17:40
Prefeito de Manaus entrega escola na zona Rural revitalizada

Após 20 anos sem reforma, a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou, na manhã, desta sexta-feira, 29, a Escola Municipal Arthur Virgílio Filho, localizada na comunidade de mesmo nome, que fica na rodovia federal 174, KM 15. A unidade educacional vai atender ao todo 139 alunos da Educação Infantil e Educação Fundamental do 1º ao 5º ano das zonas ribeirinha, rodoviária e indígena de sete comunidades próximas à escola.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, a revitalização marca seu compromisso com a educação no município. Segundo ele, a unidade precisava sofrer essa intervenção para oferecer mais dignidade às crianças e aos professores, uma vez que a escola atende em torno de 180 famílias que vivem nas comunidades do entorno.

“A escola está em dia. São duas salas de aula nesta unidade e mais duas no anexo. Nossa intenção é atender uma demanda crescente de alunos. Acabamos de receber a doação de mais um terreno aqui nesta comunidade para a construção de uma quadra poliesportiva. Com isso, acabamos de fundar a base de uma educação diferente, onde os recursos são escassos, mas que estamos priorizando as ações eficazes”, defendeu o prefeito.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, declarou que ter conseguido revitalizar esta escola mostra o modo como o prefeito Arthur olha para o conjunto da cidade de Manaus. Ela disse, ainda, que além de melhor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e colocar Manaus entre as 10 principais capitais brasileiras no Ideb, não se pode perder de vista toda a realidade complexa que envolve a cidade.

“O prefeito já nos orientou que não podemos deixar de olhar para nossos alunos dos bairros mais distantes, os das zonas Centro-Sul, Oeste e, sobretudo, os da zona Rural e Ribeirinha. Apesar de pequenos passos, estamos conseguindo revitalizar, com nossos poucos recursos, esta e outras escolas levando mais dignidades para as crianças, atendendo inclusive os alunos do conjunto residencial Viver Melhor”, informou.

O gestor da escola, Ezequiel Filho, informou que com a reforma a escola ganhou quatro salas de aula, um refeitório, um depósito para combustível, um escovódromo, um espaço para a bomba d’água, além de internet. “Estamos muito satisfeitos. Anteriormente, os pais não queriam matricular seus filhos aqui. Mas hoje, tenho certeza que eles vão se encher de orgulho porque trará mais qualidade de vida para seus filhos”, comemorou.

Texto: Auriane Carvalho
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054