14/05/13 | 16:38
Prefeito Arthur Neto inaugura creche Magdalena Arce Daou

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou na manhã desta terça-feira, 14, a Creche Municipal Magdalena Arce Daou, que fica no bairro Santa Luzia, zona Sul. Esta é a terceira unidade inaugurada de um total de 45 a serem entregues,  segundo o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino. A solenidade ainda contou com a presença da família da homenageada, esposa do jornalista Phelippe Daou.

 A creche vai atender 160 crianças de 1 a 3 anos em horário integral. São dez salas, dormitórios, banheiros, fraldário, videoteca, sala de jogos, estação de tratamento de água e um solarium, para o banho de sol dos meninos e meninas. O corpo docente da unidade é composto somente de mulheres. São 40 profissionais entre psicólogas, assistentes sociais, técnicas de enfermagem e uma professora de educação física.

Durante a inauguração, o prefeito Arthur Neto ainda falou sobre a reunião com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com ele, ficou definido que 90% da manutenção das creches em Manaus será custeada  pelo Governo Federal. “Construir uma creche é difícil, mas manter é mais difícil ainda. A manutenção de uma creche em um ano, custa o mesmo valor de construir uma. Conseguimos o apoio da presidente Dilma para construir e manter nossas creches”, afirmou.

O Secretário Pauderney Avelino garantiu que além desta, a Prefeitura vai inaugurar mais 16 creches até o mês de agosto. “Já são 16 creches em fase adiantada de obra e até o mês de agosto vamos entregá-las. Ainda neste mês haverá publicação do processo licitatório para as demais creches a serem construídas até o final do ano. Participar desse processo é uma grande alegria pra mim”, disse.

Quem também mostrou estar feliz com a nova unidade foi a diretora da creche, Lucienne de Paula. “Trabalho há 17 anos na educação infantil e pela primeira vez vou ficar à frente de uma creche. É uma responsabilidade muito grande, pois muita gente pensa que creche só se preocupa com o cuidar, mas existe também a parte pedagógica. Trabalhamos o educar e o cuidar juntos”, disse a Diretora.

Homenagem

Os familiares da homenageada, Maria Magdalena Arce Daou, participaram da inauguração da creche. Phelippe Daou, Presidente da Fundação Rede Amazônica de Rádio e Televisão e viúvo da patrona da creche, falou da alegria em ver o nome da esposa ser emprestado a um local que ajudará na formação de muitas crianças da cidade, e fez um pedido ao prefeito e ao secretário.

“Eu jamais gostaria de noticiar algo de ruim sobre nenhuma creche, muito menos dessa que leva o nome da minha esposa. Mas estou tranquilo porque o Pauderney me assegurou que a creche será sempre bem cuidada”, falou.