19/10/17 | 12:54
Pré-inscrições para cursos do Parfor já estão disponíveis na Plataforma Freire

Professores e pedagogos efetivos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, cadastrados no Educacenso 2015, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já podem fazer a pré-inscrição para os cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que serão realizadas apenas pelo link http://freire2.capes.gov.br. Os cursos de formação continuada são em Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, História, Geografia e Letras – Português, voltados para educadores que não tem nível Superior. As inscrições seguem até o dia 1º de dezembro.

O curso é oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Plataforma Freire. O objetivo é induzir e fomentar a oferta de Educação Superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

De acordo com a coordenadora local do Parfor, Nereida da Silva Bessa, o curso tem uma média de duração de, no mínimo, quatro anos presenciais. Depois da pré-inscrição on-line, o MEC enviará às secretarias de educação para validarem o cadastro dos educadores.

“Nós estamos informando que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) abriu as inscrições para os cursos de formação da Plataforma Freire, inclusive esse ano passará por uma modificação, vai ser denominado Profic. Esses cursos vão poder aperfeiçoar o trabalho do professor”, disse.

Bessa ressaltou, ainda, que as inscrições serão apenas on-line. “Estamos incentivando todos a se inscreverem para participarem dos cursos”, alertou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Foto: Gisa Prazeres/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054