17/10/19 | 17:29
Prazo para escala de férias dos servidores da Semed encerra na próxima quarta-feira (23/10)

Encerra na próxima quarta-feira, 23/10, o prazo para a programação das férias de 2020 dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed/Manas). O processo de elaboração da escala de férias deve ser realizado por meio do Odisseia,  sistema que, além de agilizar o procedimento de programação de férias,  contribui para que a secretaria cumpra com mais eficiência o plano de combate ao desperdício.

O sistema tem como objetivo proporcionar uma maior agilidade e pontualidade na publicação da escala de férias, onde os chefes tem ao seu dispor a nova planilha de lançamento. Por meio do Odiseeia, o chefe imediato de cada setor poderá escolher o período de gozo e pagamento de férias dos colaboradores.

O Odisseia é uma resposta para as necessidades da Semed e dos  mais de 15 mil servidores, uma forma que a Secretaria encontrou para viabilizar os trabalhos relacionados as demandas de férias, para que ocorressem de forma prática e funcional, além de diminuir o desperdício de papel.

Todos os colaboradores da rede municipal de ensino terão a oportunidade de programar o período de gozo de férias em conjunto com o chefe da sua gerencia, divisão, departamento ou escola, além disso, o sistema permite imprimir o aviso de férias, assiná-lo e ainda fazer o trâmite para a gerencia de pessoal ou cadastro funcional através do sistema Siged com tranquilidade, sem o deslocamento da unidade de trabalho.

“Nós precisamos ter o controle do usufruto das férias dos servidores, sejam eles estatutários, cargos temporários, ou comissionados, assim como o controle do pagamento das férias do servidor, que é de direito dele. Com a evolução das tecnologias e nós mesmos tendo novas necessidades, chegamos à conclusão de que era preciso aprimorar o sistema, torná-lo algo que respondesse todas as nossas necessidades de trabalho”, explicou Altina Magalhães, chefe da divisão de pessoal da Semed.

Anteriormente, o processo para elaboração do cronograma de férias era longo, exigia muitos trâmites físicos, a maior parte dos trabalhos era feito de forma manual, as escolas enviavam papéis para as divisões distritais, que após isso reenviavam para a Semed. Com a nova ferramenta o tempo do gestor e dos demais servidores foi otimizado.

“Os chefes de setores e gestores vão ter mais autonomia em relação às férias dos seus servidores, mesmo que ainda tenham que passar um feedback para gente. O chefe tem a possibilidade de sentar com a sua equipe e organizar as datas”, comentou a chefe da gerencia de pessoal, Aline Costa.

Os professores em sala de aula da rede municipal não podem modificar a data de férias, já que tem que acompanhar o recesso escolar do calendário, entretanto os funcionários com cargos administrativos ou readaptados podem alterar a programação.

Para o esclarecimento de dúvidas e mais informação basta entrar em contato com o setor de lotação, através do telefone 3632-2278 na sede da municipal de ensino.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054