22/02/19 | 15:54
Portal da Semed ganha novo canal com informações sobre o PDDE

 

Os manuais orientadores e demais informações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a partir de agora, ficarão disponíveis no Portal da Secretaria Municipal de Educação (Semed), https://semed.manaus.am.gov.br/. A intenção é agilizar a comunicação com gestores e facilitar o acesso a documentos orientadores, que esclareçam dúvidas dos diretores quanto a prestação de contas.

O novo canal, disponível no canto direito do portal, no campo ‘Parceiros/ Programas’, com o banner nomeado como ‘Programa Dinheiro Direto na Escola’ conta com todos os documentos e instruções necessários à prestação de contas, incluindo o (PDDE). Assim, além desses documentos, diversas dúvidas referentes à aplicação consciente dos recursos podem ser sanadas.

A ideia para elaboração desse canal surgiu a partir de uma pesquisa realizada, que apontou algumas dificuldades apresentadas pelos gestores escolares. Um exemplo disso foi que, no ano de 2018, com a criação do Cartão PDDE Interativo, muitos gestores apresentaram dificuldades na utilização do valor disponível.

A assessora da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Maria Elizaude Ribeiro, lembrou que os recursos devem ser aplicados nas melhorias de estrutura, tanto física, quanto pedagógica da escola, e que a secretaria sentiu a necessidade de prestar um apoio maior e de fácil acesso, visto que os benefícios acabam sendo compartilhados por toda comunidade.

“No ano passado, o FNDE lançou uma nova resolução sobre o uso do cartão, o que causou muita dificuldade, falhas na prestação de contas. A Dage tem como função orientar as escolas sobre como devem planejar e investir o recurso, priorizando a necessidade da unidade de ensino. E esse planejamento tem que ser participativo, com atuação da comunidade, o que traz a tona as principais necessidades da escola”.

A chefe da Dage, Jussara Marques, conta que a rede municipal possui 475 unidades executoras recebendo o recurso do PDDE e que as oficinas realizadas durante o ano são insuficientes para comunicar as resoluções e novas orientações que surgem anualmente.

“Queremos compartilhar para que as 475 Unidades Executoras que recebem recurso do PDDE e das ações agregadas possam ir ao portal, ver o ícone do lado direito, onde poderão encontrar e tirar todas as dúvidas; e que, a partir dessas informações, possam fazer uma reflexão dentro da escola e passar essas orientações para toda comunidade escolar”.

 

Texto: Alexandre Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054