05/12/14 | 17:48
Por meio do Pesc, Semed lança o livro Histórias Manauaras: Conto, Mitos, Lendas e Fábulas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC), lançou na tarde desta sexta-feira, 5, o livro Histórias Manauaras: Conto, Mitos, Lendas e Fábulas.  A obra literária apresenta a Região Amazônica de forma lúdica, utilizando ilustrações e designer personalizado, tendo em vista o público-alvo da obra, que são alunos da educação infantil da secretaria.

A solenidade aconteceu no auditório do Cirmam, localizado bairro São Jorge, zona Oeste da cidade. Educadores envolvidos na elaboração da obra e o escritor amazonense Nelson Farias, que na oportunidade expôs sua nova obra literária, As Aventuras do Zezé nos Quatro Elementos da Natureza, participaram do evento.  

O livro reconta histórias, mitos, lendas, fábulas típicas da Região Amazônica, como a lenda Iara, do boto, do guaraná, entre outros. O gerente de conteúdos pedagógicos do Pesc e organizador do livro, Sergio Cunha, falou sobre a importância da produção da obra e finalidade do trabalho literário.

“Este livro é fruto de um trabalho pedagógico realizado, durante todo o ano letivo de 2014, por alunos de 4 e 5 anos de 250 escolas da rede municipal de ensino. Cerca de 30 mil alunos e seus respectivos professores, participaram da produção. O nosso objetivo é fazer o resgate da cultura local, incentivar a prática da leitura e escrita”, explicou o organizador.

A subsecretaria da Semed, Ana Falcão, em seu discurso agradeceu toda as pessoas que se envolveram na produção do livro e disse que ele será um novo recurso de aprendizagem. “Este livro é um presente para Semed. É uma forma de garantimos um ensino prazeroso para nossos alunos da educação infantil. A secretaria está feliz por esta nova ferramenta pedagógica. A Semed agradece a todas a pessoas que contribuíram direta e indiretamente para elaboração deste livro”, descreveu.

A professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Denival Leite, Jane Cleide Souza de Oliveira, trabalhou a lenda do boto cor de rosa desde setembro. Ela destacou os resultados alcançados com os alunos. “ Nos reunimos há três meses contando a história por meio de teatro, pesquisas e conto da história do boto cor de rosa . A partir deste trabalho, percebi que meus alunos estão mais participativos em sala de aula, passaram a gostar mais dos livros e e agora demonstram mais interesse pela sua região”, disse a professora.

O livro será entregue nas escolas gratuitamente e fará do acervo infantil da escola.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188