29/01/16 | 10:01
Pedidos de manutenção de escolas municipais serão feitos por sistema de demanda eletrônico

CS - 29-01-16 - Pedidos de manutenção de escolas da Semed (1)A partir deste ano, os processos de solicitação para manutenção de todas as escolas da rede municipal ganharão mais agilidade. Todas as 493 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) poderão realizar pedidos de manutenção predial por um sistema de demanda eletrônico.

As chamadas para os serviços serão abertas pelos gestores das escolas que receberam treinamento em dezembro e no começo de janeiro, ministrado por consultores do Instituto Aquila.

A ação faz parte da Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada), um sistema que integra ações gerenciais e pedagógicas a fim de mostrar o caminho a ser percorrido para alcançar a melhoria de resultados na educação.

No final da tarde da última quinta-feira, 29, duas escolas da zona ribeirinha no Rio Negro receberam a visita do subsecretário de Infraestrutura e Logística da Semed, Franklin Pinto. Acompanhado de uma consultora do Instituto Aquila e de servidores da equipe de engenharia, o subsecretário foi até as escolas municipais Santo André, na comunidade Tarumã Açu, e na José Sobreira do Nascimento, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Tarumanzinho, e verificou a funcionalidade do sistema de demandas e ouviu os gestores sobre outros pedidos para as unidades.

CS - 29-01-16 - Pedidos de manutenção de escolas da Semed (6)“Fizemos essa visita surpresa para fiscalizar o sistema de demandas, a entrega da empresa Aliança em relação a mantimentos e merenda, principalmente, porque é início de ano letivo e ficamos felizes em saber que o sistema está funcionando e que as escolas estão devidamente abastecidas com a merenda”, informou.

De acordo com Laura Barreto, que é consultora do Instituto Aquila, o sistema leva agilidade ao processo e podem ser feitas chamadas para pedidos de qualquer tipo de manutenção predial. “O sistema de demanda foi criado para agilizar todos os pedidos de manutenção. A princípio é só predial, mas depois ele vai ser usado para outras áreas, como alimentação, transporte, entre outros”, explicou.

Quem abre a chamada é o gestor da escola. O pedido, segundo Laura, vai direto para o gestor de infraestrutura da Divisão Distrital Zonal (DDZ) da unidade escolar e se o serviço puder ser feito pelo setor será realizado. “Caso contrário, direciona para a engenharia que direciona para o setor responsável ou empresa terceirizada, se for o caso. Todos os gestores e mais um funcionário de cada escola passaram por treinamento para aprender a fazer o pedido, que a partir de agora será todo por e-mail”, completou a consultora.

CS - 29-01-16 - Pedidos de manutenção de escolas da Semed (8)O pedagogo da Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, Raimundo Nonato Damasceno, que também passou pelo treinamento, ressaltou que o novo sistema vai fazer com que o servidor não precise se ausentar da escola para levar a documentação com o pedido para manutenção até a sede da DDZ.

“Vai facilitar muito porque nós saíamos muitas vezes durante a semana para levar os documentos ao distrito e com esse serviço, a gente pode trabalhar da escola mesmo. Aqui estamos com a demanda de ar-condicionado que precisa de limpeza e já vamos abrir a chamada para solicitar o serviço. Não esperava a visita do subsecretário, mas foi uma surpresa boa”, contou o pedagogo.

A gestora Paula Beltrão, da Escola Municipal Santo André, também aprovou o sistema e com a ajuda da consultoria já abriu uma demanda para solicitar a reforma da base da caixa d’água da escola. “Agora vamos ter a rapidez nos nossos processos. Hoje, conseguimos agendar e agora esperar a resposta do técnico para as coisas acontecerem imediatamente”, destacou.

Todo o processo do pedido de demanda será feito pelo e-mail expresso da escola para que haja o controle dos pedidos. A cada pedido finalizado, o gestor ou responsável atesta o serviço e responde a uma pesquisa de satisfação.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054