30/03/15 | 17:08
Pedalada da Inclusão será nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 1°, a partir das 20h, acontece a 2ª edição da Pedalada da Inclusão. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A inscrição será feita no dia do evento com a doação de um quilo de alimento não perecível.

Os participantes do evento poderão ser divididos em três equipes. Para a primeira, que conta com um percurso de 12 quilômetros de pedalada, são esperados cerca de 500 participantes. A saída será da Ponta Negra, zona Oeste, fazendo retorno na sede da Prefeitura de Manaus, na Avenida Brasil, Compensa, e chegada no mesmo local da partida.

Quem quer participar, mas não deseja pedalar, terá a oportunidade de caminhar na faixa liberada da Ponta Negra, com previsão de saída de 15 minutos após a pedalada.

A terceira equipe será formada por 100 crianças com deficiência, que farão um pequeno percurso na faixa liberada. Para a identificação dos participantes, a coordenação disponibilizará pulseiras na cor azul.

Dentro da Semed, o torneio está sob a coordenação dos Jogos projeto dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). Segundo a coordenadora Shirley Amaral, as primeiras 500 pessoas que se inscreverem para a pedalada ou caminhada receberão uma camisa alusiva ao evento. Ela ressaltou a importância da participação da sociedade como um todo em prol da conscientização do autismo.

“Nós queremos chamar a atenção das pessoas sobre a inclusão, ou seja, fazer com que entendam mais o que é a inclusão, o autismo, a deficiência e como essas pessoas podem ser inclusas nas escolas, nas empresas, sair para lazer, ir ao cinema, enfim, ter uma vida de qualidade”, finalizou.

Shirley Amaral explicou, ainda, que devem participar do evento as instituições parceiras, como Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa), Instituto do Autismo, Amigos Rui, Associação dos Amigos do Autista (Ama) e Autismo Gerando com Responsabilidade (Agir). “É fundamental que todos os envolvidos com o autismo possam participar conosco para promovermos uma grande mobilização”, finalizou.

a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), parceira na ação, disponibilizará um canhão luminoso com foco de luz na cor azul, para iluminar o ambiente físico da Ponta Negra.

Doação

Os quilos de alimento para a inscrição serão destinados às famílias de municípios do interior do Amazonas que têm sofrido com a chuva.

Outras informações sobre a 2ª Pedalada da Inclusão podem ser obtidas com a coordenação do Jaavas, pelos números 3216-7083 ou 99350-1847.

Texto: Paulo Rogério Veiga